Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Sistema fora do ar

AOS ALUNOS DO CAP!
O sistema não está abrindo aqui, então não estou conseguindo postar as notas. Desculpem-me por isso.
Agora são 16h30 do dia 22 de março. Tentarei mais uma vez mais tarde.

Bons estudos!
Thales

PS: Se vir este post, compartilhe com os amiguinhos.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Geologia Básica

Mil desculpas pela demora.
Clique aqui para acessar a apresentação sobre geologia básica.

segunda-feira, 14 de março de 2016

África (8º EF)

8º EF CAP

Clique aqui para acessar os slides da aula de África.

Fusos horários (1º EM)

1º EM CAP

Clique aqui para baixar a apresentação da aula de 14/03.

domingo, 13 de março de 2016

quarta-feira, 9 de março de 2016

segunda-feira, 7 de março de 2016

Localização (1º EM)

1º EM CAP

Galera, para baixar os slides sobre Localização e Coordenadas Geográficas, é só clicar aqui.

domingo, 6 de março de 2016

Fusos Horários

Para visualizar ou baixar os slides utilizados na aula de 4 de março, clique aqui.

terça-feira, 1 de março de 2016

Um pouco sobre o atual momento pelo qual o Brasil está passando.

Segundo o Wikipédia, doutrinação seria "o processo de incutir ideias, atitudes, estratégias cognitivas ou uma metodologia profissional" e, além disso, um segundo significado para o qual eu gostaria de chamar atenção: "Muitas vezes, [a doutrinação] é distinta da educação pelo fato de que se espera que a pessoa doutrinada não questione ou analise criticamente a doutrina que está sendo ensinada".
Interessante dizer que estas definições se apoiam em obras literárias publicadas no Reino Unido.

Um jeito interessante para analisar se em determinado momento está ocorrendo uma tentativa de doutrinação é avaliar que tipo de argumentação está sendo empregado. Existem, basicamente dois:
- argumentação demonstrativa: aquela que mostra, expõe um tema e seus argumentos de maneira estritamente racional; e a
- argumentação retórica: que usa de estratégias de apelo emocional para convencer o público acerca de determinada ideia.
Vamos focar no segundo tipo: "[...] a argumentação retórica vai além da demonstração, sendo firme no posicionamento que assume e defende. Mais que expor fatos, a esse tipo de discurso cabe verificar a melhor forma de passar determinada informação. Evidentemente, dentre as formas verificadas se destaca aquela com mais apelo, que mais chama a atenção do público: marcas de opinião, substituição de termos, uso de elementos retóricos e escolha cuidadosa dos tipos de argumentos a serem usados são indispensáveis a esse tipo de argumentação".
E mais, uma das armadilhas mais conhecidas e usadas na escrita ou na fala argumentativa é o sofisma que, de acordo com Aurélio Buarque de Holanda, é um "argumento aparentemente válido, mas, na realidade, não conclusivo, e que supõe má-fé por parte de quem o apresenta". Continuando, "Quando não analisado de modo mais atento e cuidadoso, o sofisma ilude o público com os argumentos que utiliza. [...] Na maioria das vezes, o autor da argumentação está ciente da fragilidade de sua argumentação, mas investe no discurso, tentando manipular o público. Podemos citar o ARGUMENTO GENERALIZADOR como exemplo de sofisma, pois esse recurso obriga o público a desconsiderar as especificidades de um caso, mudança que pode comprometer a capacidade de julgamento da plateia". Grifo meu.
KOBS, Verônica Daniel. Argumentação & Retórica. IESDE Brasil SA, Curitiba: 2012.
Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=RGhYDL0UWrUC&hl=pt-BR

Enfim, galera, cuidado com as frases de impacto e argumentos generalizantes construídos através de raciocínios simplistas: é através deles que se inicia a doutrinação e quando você simplesmente os aceita, perde a capacidade de pensar criticamente sobre o assunto, tornando-se nada mais que um fantoche dançando ao gosto de quem os criou.

Quando eu falo em 'pensamento crítico', neste caso, me refiro tanto a escola Norte Americana quanto à Alemã e ambas podem ser entendidas de maneira razoável através da leitura do deste artigo: http://goo.gl/eqydeJ
A leitura é bastante fácil! ;]

NÃO ACEITEM O DISCURSO DE NINGUÉM!!! Leiam, pesquisem, discutam. Criem seu próprio entendimento de mundo. Não tenham medo de assumir seus erros, não tenham medo de mudar de opinião e nunca deixem de querer aprender mais.

Só pra constar, eu tentei usar a argumentação demonstrativa neste pequeno texto.