Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Procrastinação e a Técnica Pomodoro

Atendendo a pedidos, vou escrever uma pequena série de textos pra ver se ajudo meus alunos a estudar melhor.

Imagem tirada daqui.

Procrastinação


Segundo o Wikipédia, procrastinação é "o diferimento ou adiamento de uma ação" e ela normalmente acontece quando temos alguma obrigação para fazer e, de repente, qualquer coisa fica mais interessante, até olhar para o teto. Enfim, todos nós temos algum problema com a procrastinação, porque quando estamos fazendo alguma coisa, estamos deixando de fazer várias outras. No entanto, algumas pessoas tem mais dificuldades com isso do que outras.

Normalmente, procrastinar um pouco é saudável, mas com as redes sociais (Facebook), o YouTube e os jogos eletrônicos, a procrastinação tem se tornado um problema sério na vida de muitas pessoas. Então, vamos aos fatos!

Quando você vai fazer alguma coisa que realmente não quer fazer, são ativadas no seu cérebro as áreas que sentem dor (córtex insular). Seu cérebro, querendo parar esse estímulo negativo, desvia a sua atenção para alguma outra coisa e essa é a causa principal da procrastinação.

Mas vejam só: descobriram que esse desconforto neural só ocorre antes de você começar a fazer aquela tarefa desagradável. Depois de você começar, a sensação ruim desaparece¹.

Mas como driblar essa sensação ruim e começar a estudar?

Técnica Pomodoro


No final dos anos 1980, Francesco Cirillo criou a Técnica Pomodoro afim de gerenciar melhor o tempo das pessoas na execução de tarefas mentais.

Imagem tirada daqui.

Pomodoro é tomate em italiano e esse método é nomeado assim porque utiliza um timer (como aqueles de cozinha) e, segundo o Wikipedia, se baseia "na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental", mas ele acaba ajudando também de outra maneira.

A ideia do Pomodoro é a seguinte: programe o timer para 25 minutos, acabe com todas as possibilidades de interrupção do seu trabalho nesse tempo e então foque apenas na tarefa a ser realizada. Apenas pessoas com alguns problemas específicos não vão conseguir focar por 25 minutos. Depois disso, vem o mais importante: se dar uma pequena (eu disse PEQUENA) recompensa ao fim desses 25 minutos: 2 ou 3 minutos de internet livre, uma mordidinha de chocolate, 5 minutos de descanso na cama se espreguiçando, uma conversa com alguém que esteja do lado ou qualquer coisa que te distraia um pouco. O importante é recompensar o cérebro com uma curta mudança de foco para coisas mais agradáveis. Depois disso é só ajustar o timer para mais 25 minutos de trabalho e repetir essa rotina.

Só pra deixar claro: partidas longas de jogos on-line não são pequenas recompensas.

É importante se dar a recompensa porque seu cérebro vai te ajudar a realizar a tarefa em questão esperando a recompensa.

Resuminho da Técnica Pomodoro:
1. ajuste um timer para 25 minutos (acredito que seu celular ou o celular da sua mãe tenha um timer);
2. acabe com qualquer possibilidade de interrupção nesse tempo;
3. foque apenas na tarefa a ser realizada;
4. acabados 25 minutos de trabalho, se dê uma pequena recompensa;
5. repita essa rotina até o fim da tarefa ou até seu tempo disponível acabar.

Vocês vão ver que os estudos ficam muito mais fáceis e agradáveis.

Espero ter ajudado e aguardo comentários dos resultados aqui no blog!

=]

Fontes

http://pt.wikipedia.org/wiki/Procrastina%C3%A7%C3%A3o
¹ http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0048076
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_pomodoro
https://www.coursera.org/learn/learning-how-to-learn/lecture/Dci3o/a-procrastination-preview

Um comentário:

  1. Muito bom o texto e a técnica é interessante. Eu me imagino fazendo isso e dando certo.
    Possivelmente funcionaria até em ambientes de trabalho onde não há muita cobrança e o tempo livre é grande, resultando em funcionários que não cumprem metas.

    ResponderExcluir