Pra quem não lembra, ou não sabe, eu pedi um
trabalhinho usando o jogo Pokémon GO ano passado. Mas não é que caiu uma questão de vestibular com uma linha bastante interessante usando o jogo também? Olha só, dá pra fazer uma paralelo bem legal. Tente resolver em casa!
Universidade Federal de Juiz de Fora
No célebre livro Admirável Mundo Novo, de 1932, Aldous Huxley sugere que a humanidade alcançaria um volume tal de acesso à informação que, paradoxalmente, tornaria as pessoas passivas. O autor estava convencido que se formaria uma cultura baseada em desejos e necessidades efêmeros e banais. Acusava que os segmentos mais progressistas e combativos, sempre alertas contra as formas convencionais de tirania, “falharam por não levarem em consideração o quase infinito apetite humano por distrações”. Em Admirável Mundo Novo, as pessoas são controladas por uma “liberdade” orientada para o prazer. Um exemplo atual de controle por meio de entretenimento talvez possa ser extraído do game Pokémon Go.
“A premissa do Pokémon Go é simplesmente que você usa seu GPS para encontrar Pokémons no ambiente real, e então usa sua câmera para torná-los visíveis, de modo que o mundo é ‘enriquecido’ pelo ato de olhar, por meio da tela, para o que está atrás dela. (...) Vivemos hoje numa distopia em que o Google e suas subsidiárias nos movem pela cidade em direções de sua escolha, loucamente e quase sem cessar, em busca de objetos de desejo, sejam eles um amante no Tindr, uma tigela de ramen japonês autêntico ou aquele ilusório Clefairy ou Picachu”.
Disponível em: <http://outraspalavras.net/mundo/pokemon-realidade-aumentada-e-o-sequestro-do-desejo/>.
Acesso em: 20 ago. 2016.
Imagem de Pawel Kuczynski
a) Explique de que maneira o jogo Pokémon Go pode servir às estratégias mercadológicas de estímulo ao consumo.
b) O Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa designa o verbete distopia como: qualquer representação ou descrição de uma organização social futura caracterizada por condições de vida insuportáveis, com o objetivo de criticar tendências da sociedade atual, ou parodiar utopias, alertando para os seus perigos; antiutopia; famosas distopias foram concebidas por romancistas como George Orwell (1903-1950) e Aldous Huxley (1894-1963).
“Os retratos do futuro distópico do videogame sempre tenderam a uma ideia de futuro em que cada indivíduo está isolado, sentado sozinho e quieto num quarto pequeno, conectado a um computador, somente através do qual sua vida pode ser vivida. Ao contrário dessas previsões do futuro, vivemos hoje numa distopia em que o Google e suas subsidiárias nos movem pela cidade em direções de sua escolha” (ibid.).
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/pokemon-e-o-sequestro-do-desejo. Acesso em 20 ago. 2016.
Explique o que significa considerar o Pokémon Go e outros jogos do gênero uma distopia
Fonte.