Universidade Federal de Juiz de Fora
No célebre livro Admirável Mundo Novo, de 1932, Aldous Huxley sugere que a humanidade alcançaria um volume tal de acesso à informação que, paradoxalmente, tornaria as pessoas passivas. O autor estava convencido que se formaria uma cultura baseada em desejos e necessidades efêmeros e banais. Acusava que os segmentos mais progressistas e combativos, sempre alertas contra as formas convencionais de tirania, “falharam por não levarem em consideração o quase infinito apetite humano por distrações”. Em Admirável Mundo Novo, as pessoas são controladas por uma “liberdade” orientada para o prazer. Um exemplo atual de controle por meio de entretenimento talvez possa ser extraído do game Pokémon Go.
“A premissa do Pokémon Go é simplesmente que você usa seu GPS para encontrar Pokémons no ambiente real, e então usa sua câmera para torná-los visíveis, de modo que o mundo é ‘enriquecido’ pelo ato de olhar, por meio da tela, para o que está atrás dela. (...) Vivemos hoje numa distopia em que o Google e suas subsidiárias nos movem pela cidade em direções de sua escolha, loucamente e quase sem cessar, em busca de objetos de desejo, sejam eles um amante no Tindr, uma tigela de ramen japonês autêntico ou aquele ilusório Clefairy ou Picachu”.
Disponível em: <http://outraspalavras.net/mundo/pokemon-realidade-aumentada-e-o-sequestro-do-desejo/>.
Acesso em: 20 ago. 2016.
Imagem de Pawel Kuczynski
a) Explique de que maneira o jogo Pokémon Go pode servir às estratégias mercadológicas de estímulo ao consumo.
b) O Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa designa o verbete distopia como: qualquer representação ou descrição de uma organização social futura caracterizada por condições de vida insuportáveis, com o objetivo de criticar tendências da sociedade atual, ou parodiar utopias, alertando para os seus perigos; antiutopia; famosas distopias foram concebidas por romancistas como George Orwell (1903-1950) e Aldous Huxley (1894-1963).
“Os retratos do futuro distópico do videogame sempre tenderam a uma ideia de futuro em que cada indivíduo está isolado, sentado sozinho e quieto num quarto pequeno, conectado a um computador, somente através do qual sua vida pode ser vivida. Ao contrário dessas previsões do futuro, vivemos hoje numa distopia em que o Google e suas subsidiárias nos movem pela cidade em direções de sua escolha” (ibid.).
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/pokemon-e-o-sequestro-do-desejo. Acesso em 20 ago. 2016.
Explique o que significa considerar o Pokémon Go e outros jogos do gênero uma distopia
Fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário