Coreia em quase toda a sua história foi um território dominado ou pela China ou pelo Japão.
1868 - Restauração Meiji: Japão adota uma série de reformas para se tornar um país potência como eram as nações da Europa.
- industrialização; - acesso à educação (identidade nacional); - colônias (parte da China, Índia e Coreia).
1894 - 1895 - Primeira Guerra Sino-Japonesa: conflito entre Japão e China pelo domínio da Coreia.
Japão saiu vitorioso, mas a Rússia, com apoio do Reino Unido e da França, pressionaram para que a Coreia não ficasse sobre o domínio de ninguém e os japoneses, naquele momento, cederam.
1904 - 1905 - Guerra Russo-Japonesa: ambos queriam o controle da manchúria (região da China próxima à Coreia rica em ferro e carvão) e da península da Coreia. A Rússia queria instalar e usar portos ali, porque seu território no Pacífico congelava e não era possível usar no inverno (Vladvostok). Os japoneses venceram, começaram a ocupar militarmente a Coreia e forçaram o imperador coreano a encerrar seus domínio sobre o próprio país.
1910 - A Coreia vira uma colônica japonesa. A população é tratada como escrava e, aos poucos, tentam acabar com a identidade nacional coreana, inclusive proibindo a língua.
1945 - Após a II Guerra Mundial: depois de lançar as bombas de Hiroshina e Nagazaki, o Japão se rendeu e todo o espaço ocupado pelo Japão passou a ser ocupado por tropas dos Estados Unidos.
Neste mesmo ano, a Coreia passou a ser administrada com uma coalisão soviética e americana que não conseguiu chegar a nenhum acordo, então o país foi dividido: sua porção norte ficou ocupada por soviéticos e a sul, por americanos.
Mesmo com a divisão, eles pretendiam governar por 5 anos e, depois, garantir ao país sua independência. Mas os coreanos não estavam muito de acordo e queriam a independência imediata.
1945 - 1949 - Guerra Civil Chinesa: que acabou culminando na instalação do socialismo na China e teve apoio dos coreanos do norte.
1948 - com apoio da ONU, os Estados Unidos tentaram realizar uma eleição na Coreia, mas os soviéticos não concordaram e cada parte do país começou a construir um governo próprio.
Os Estados Unidos não queriam iniciar o ataque (o presidente, Harry Truman, negou ao General responsável a autorização para invadir a parte norte da Coreia).
1950 - Armados pelos soviéticos, os norte coreanos invadiram a parte sul da Coreia.
1953 - A divisão da Coreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário