Pág. 3
1. O Estado brasileiro adota um acorrente eclética, pois assume a função de auxiliar e de fiscalizar a iniciativa privada. O objetivo é evitar que os mais fracos sejam explorados pelos mais poderosos. A atuação do governo ocorre apenas quando não há condições de delegá-la a particulares. O Brasil tornou-se uma república presidencialista em 1989. A segunda parte da resposta é de caráter pessoal.
2. Alfa
3. Delta
pág. 6
4. Delta
5. Delta
6. Se julgar necessário, pesquise e complete a tabela.
pág. 10
7. Delta
8. A regionalização criada pelo IBGE leva em consideração os aspectos físicos e humanos. Entretanto, as divisões intrarregionais foram estabelecidas a partir da divisão política dos estados.
A Regionalização desenvolvida por Pedro Geiger baseia-se nas relações geográficas e econômicas que delimitavam três áreas específicas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Essa proposta não considera como limites regionais os limites dos estados.
pág. 12
9. Bravo
10. Governos Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954; fase nacionalista), com a implantação de indústrias de base, grandes estatais extrativistas (Vale do Rio Doce e Petrobrás) e hidrelétricas, preparando o Brasil para que ele pudesse se tornar uma nação industrializada.
Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961; fase desenvolvimentista), que, afim de acelerar a industrialização do país, criou as condições para que diversas empresas de bens de consumo viessem se instalar em terras tupiniquins.
11. Charlie
12. Pessoal
DE OLHO NO VESTIBULAR
1. Delta
2. Eco
3. a) Estado é o conjunto formado por população, território, instituições e reconhecimento de sua existência por parte de outros Estados. O governo é parte das instituições que compõe o Estado.
b) Por representar a sociedade como um todo.
4. Delta
5. Eco
6. a) Em sua primeira organização regional do Brasil, o IBGE considerou as características físicas predominantes de cada área. A principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território foi o planejamento político por meio da busca de soluções para os problemas socioeconômicos em escala regional, envolvendo o desenvolvimento e a integração nacional.
b) Tocantins foi desmembrado do estado de Goiás. A integração à Região Norte se justifiac pelas semelhanças dos aspectos naturais e socioeconômicos comuns à Amazônia.
7. Bravo
8. Delta
9. Bravo
10. Bravo
11. Charlie.
12. Charlie
13. Charlie
14. Na Região Metropolitana de São Paulo, duas características de economias de aglomeração que estimularam a concentração industrial foram o grande mercado consumidor e a disponibilidade de capital para investimentos. Entre os fatores de desconcentração industrial, podemos citar: congestionamentos de trânsito, alto valor dos terrenos, maior carga tributária para as empresas, maiores salários e sindicatos já estruturados.
15. Bravo
Nenhum comentário:
Postar um comentário