MÓDULO 3 - CLIMA E VEGETAÇÃO
5. a) O clima de monções está presente nas porções sul e sudeste do continente asiático.
b) A dinâmica das onções estaá ssociada às diferenças de pressão observadas nos perídos de verão e inverno no continente asiático e no oceano Índico. Durante o verão no hemisfério norte, as temperaturas mais elevadas se concentram sobre o continente, getando uma área colossal de baixa pressão atmosférica. Os ventos sopram do Oceano Índico para o continente carregados de umidade, que é barrada pela Cordilheira do Himalaia, o que produz chuvas abundantes entre os meses de junho a setembro ao sul da maior cadeia de montanhas do mundo. No inverno ocorre o inverso e a região sofre com seca.
c) A produção agrícola no sul e no sudeste asiático se adaptou e agora depende das chuvas torrenciais, já que elas destroem tudo que não estiver em terreno alagado. Predominantemente se produz arroz nessa regiões.
6. Nas florestas temperadas predominam vegetais caducifoliados, ou seja, que perdem suas folhas durante o outono e o inverno. Na primavera as folhas voltam a brotar e a vida recomeça outro ciclo. Algumas espécies se mantém verdes, mas elas são minoria. Algumas árvores são usadas pela indústria de papel e celulose.
As florestas equatoriais se localizam nas regiões mais quentes e úmidas do planeta, o que permite uma absurda variedade de espécies de diversos tipos e tamanhos. Nelas, predominam os vegetais perenefoliados, que mantém suas folhas verdes durante o ano todo. Muitas espécies de árvores são exploradas pela indústria de móveis.
7. Trata-se da vegetação típica do clima mediterrâneo, chamada de maquis e garrigues. O clima é de difícil adaptação, pois possuí verões quentes e secos, influenciado pelos ventos do Saara, e invernos rigorosos e úmidos, sob a influência da massa de ar polar. A vegetação é composta basicamente por arbustos e gramíneas com árvores de pequeno porte bastante espaçadas. Os vegetais mais famosos dessa região são a oliveira e a parreira.
8. E
DE OLHO NO VESTIBULAR
1. As correntes marítimas frias causam a queda de temperatura nas áreas litorâneas, fato que provoca chuvas no oceano e diminuição da evaporação. AS massas de ar atingem o continente sem umidade e originam desertos costeiros. A corrente do Golfo, por ser quente, contribui para a elevação das temperaturas oceânicas, situação que ajuda a amenizar as temperaturas do ar atmosférico e diminuir a amplitude térmica anual da Europa Ocidental. Esse efeito também impede o congelamento do mar do Norte, favorecendo o transporte marítimo regional.
2. a) Nessa região, predomina o clima subtropical úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, verões quentes e invernos rigorosos com ocorrência de geadas. O relevo é formado por clinas denominadas coxilhas, e a vegetação que reveste a paisagem é constituída essencialmente de gramíneas, com árvores e arbustos esparsos.
b) A região tem uma vocação natural para a pecuária, que é desenvolvida lá desde o Período Colonial. Predominna o rebanho bovino, embora também sejam criados ovinos em determinadas localidades.
3. E
4. D
5. D
6. E
7. a) Entebbe: caracterizada por chuvas mais concentradas entre novembro e maio e temperaturas elevas durante o ano todo.
Ain Salah: baixo índice de precipitação e temperaturas elevadas o ano todo.
b) Entebbe: clima tropical.
Ain Salah: clima desértico.
8. A
9. C
10. A
11. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário