Páginas 594 até 597
Em sala
1. Bravo
2. Delta
3. Charlie
4. Bravo
5. Eco
6. Eco
7. Alfa
8. Eco
9. Entre os fatores que alteram a hierarquia da rede urbana no Brasil estão as mudanças infraestruturas de transporte e comunicação, a relocação geográfia dos investimentos, o surgimento de novos setores produtivos, a logística e a gestão empresarial, a desmetropolização e o crescimento das cidades de porte médio, as mudanças nos hábitos de vida, o redirecionamento nos fluxos migratórios e a redistribuição da população.
Para casa
1. a) A inversão do predomínio da população rural para a população urbana no Brasil ocorre no decorrer do século XX, devido a fenômenos como o intenso êxodo rural, ligado à concentração fundiária e à mecanização agrícola, concomitante ao processo de industrialização e expansão do setor terciário (comércio, serviços e sistema financeiro).
b) Ao longo da década de 2000, a urbanização brasileira avançou, atingindo 84% da população e, em todos os estados brasileiros, predomina a população urbana. A população urbana do Sudeste teve crescimento relativamente modesto na última década.
2. Eco
3. Eco
4. Delta
5. Alfa
6. Alfa
7. Megalópole é a junção espacial de duas ou mais áreas metropolitanas. Entre os argumentos que defendem a ideia de que uma megalópole estaria em formação no eixo Campinas, São Paulo e Santos encontra-se o crescimento das regiões metropolitanas de CAmpinas e Santos, assim cocmo a de São Paulo, nas últimas décadas, e os intensos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações existentes entre esses centros. Além disso, essas regiões metropolitanas estão muito mais próximas umas das outras do que do Rio de Janeiro. Soma-se a isso o que vem ocorrendo nas últimas décadas com a cidade do Rio de Janeiro, que perdeu sua importância como centro industrial e de serviços como metrópole nacional.
Mais ENEM
1. Alfa
2. Eco
Nenhum comentário:
Postar um comentário