AGORA É SUA VEZ
1. A impermeabilização dos solos urbanos, produzida pelos calçamentos de ruas, avenidas, pátios e ainda pela construção predial, impede que parte da água das chuvas infiltre nos solos. Com a água escoando totalmente pela superfície e as galerias pluviais (sistema de bueiros) entupidas pelo lixo, que deixam de cumprir com sua função de escoamento das águas, em poucos minutos a água das chuvas invade as ruas, prédios comerciais e residenciais.
2. Existem dois tipos de desemprego: o conjuntural e o estrutural. Como causa do desemprego estrutural está a modernização dos sistemas de produção. Já a causa do desemprego conjuntural são as graves crises econômicas que afetam um país ou muitos. As consequências atribuídas ao desemprego são bastante amplas, como a perda do poder de compra, que paralisa a economia, a transferência de parcelas do PEA para o setor terciário informal, fato que causa hipertrofia nesse setor, etc.
3. Entre as principais causas estão a construção de grandes edifícios que impedem a livre circulação do ar, a retirada de áreas verdes e a cobertura dos corpos d'água.
4. Elaborem um pequeno texto abordando como a revolução industrial levou a um grande crescimento urbano. Lembrem-se do que vimos em demografia, quando dei bastante ênfase à chegada do homem do campo à zona urbana.
5. Refletindo é possível chegar a conclusão que a situação urbana, mesmo em momentos históricos diferentes, pode ser bastante similar.
DE OLHO NO VESTIBULAR
1. 2+8+16= 26
2. 1+2+8 = 11
3. Eco
4. Entre os fatores responsáveis pela formação de ilhas de calor em áreas urbanas estão: (1) a elevada densidade de construções e redução das áreas verdes; (2) a presença de atividade emissoras de poluentes; (3) o consumo intensivo de combustíveis fósseis em diferentes atividades urbanas; (4) a alteração do albedo em função dos materiais utilizados nas construções (asfalto e concreto).
5. a) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de arrasamento, temos: (1) maior remuneração do capital imobiliário; (2) melhoria da circulação dentro da cidade; (3) o adensamento populacional graças à verticalização; (4) criação de novas áreas de lazer; e (5) renovação do ambiente construído.
b) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de refuncionalização, temos: (1) a preservação da memória histórica e cultural dos espaços urbanos; (2) a diversificação da oferta de áreas de lazer e turismo; (3) permanência do sentimento de vizinhança; (4) a valorização de áreas urbanas pelo contraste entre o velho e o novo.
6. Alpha
7. Alpha
8. Bravo
9. Entre as características das regiões metropolitanas estão: (1) a integração de uma metrópole com os municípios a ela contíguos, que também se articulam entre si; (2) a formação de áreas conurbadas; (3) os intensos fluxos de pessoas, bens e serviços entre os municípios contíguos; (4) a demanda por infraestrutura e serviços comuns pelos municípios que compõem a região metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário