Correção - 2º EM CAP - Mód. 1 - apostila 4 - Globalização
Página 4
1. Os pontos positivos e negativos do protecionismo do texto dependem do ponto de vista: no caso, as empresas dos EUA, que estão sendo abraçadas pelo protecionismo em relação às suas concorrentes chinesas, se mantém funcionando e gerando empregos dentro de seu país. No entanto, para os chineses, essa é uma prática anti concorrência, que faz com que suas empresas, mesmo oferecendo os mesmos produtos a preços mais atrativos, não consigam adentrar o mercado estadunidense.
[ADENDO: é possível encontrar em alguns lugares que as práticas protecionistas levem a perda de competitividade dentro de algum país, porém nem sempre isso é verdade. De fato, foi o que aconteceu no Brasil quando a ditadura militar proibiu importações de qualquer coisa que já fosse feita aqui. Porém, o mercado estadunidense é bastante dinâmico e a própria concorrência interna impede que isso ocorra na maioria dos seguimentos]
2. Na imagem vemos um homem rico, gigante e branco, comendo o mundo e jogando migalhas para uma pessoa pobre, pequena e negra. Essa imagem claramente faz alusão ao consumo dos recursos naturais por parte daqueles que podem consumir as últimas tecnologias desenvolvidas. E como a Globalização é a maior integração do mundo através do desenvolvimento e utilização de tecnologias de comunicação e transporte, o consumo delas só é possível para quem tem dinheiro para fazê-lo. Como a fabricação e descarte de qualquer coisa gera resíduos e agride o meio ambiente, podemos testemunhar a cena da charge: enquanto desfrutam da globalização, os mais ricos acabam com os recursos do planeta, deixando os ficam com apenas um vislumbre desse processo. Viagens de avião ilustram bem isso.
Página 9
3. Eco
4. Alfa
5. Charlie
6. Eco
De olho no vestibular
1. Eco
2. Delta
3. Bravo
4. Bravo
5. Bravo
6. Alfa
7. 45 = 1 + 4 + 8 + 32
8. Delta
9. Alfa
10. Delta
11. Alfa
Nenhum comentário:
Postar um comentário