Correção - módulo 2 - Climatologia
Página 26
1. Delta
2. a) Comércio de alimentos (lanchonetes, sorveterias e outros) ao ar livre, feiras, espetáculos em parques ou praças públicas, esportes ao ar livre, encontros sociais em parques e praças, etc.
b) Reposta pessoal
3. Agricultura, esportes praticados em áreas externas como o Estádio Barão da Serra Negra, feiras de artesanato na Praça Central, corridas e caminhadas no parque da Rua do Porto, etc.
Página 31
a) Quaisquer cidades em países que nevam.
b) Essa diferença entre neve no inverno e temperaturas altas no verão normalmente está ligada à latitude, grande distância da linha do Equador.
c) É possível realizar turismo para esquiar em algumas delas. Já em Yakutsky, as pessoas não precisam de geladeira, simplesmente penduram os alimento em sacolas do lado de fora das janelas.
Página 36
1. Delta
2. Charlie
Página 41
1. a) Inundação e destruição da infraestrutura pública e bens civis; doenças e óbitos; prejuízos às lavouras; instabilidade da produção e variação de preço para os mercados interno e externo, etc.
b) Resposta pessoal.
c) Alteração do regime de chuvas, impactando o fornecimento de água, as lavouras e o abastecimento interno e externo; mudança nos padrões sociais pela reestruturação de empregos, etc.
2. Charlie
3. a) Desemprego sazonal, dependência de importações, aumento de custos para produtor e consumidor, etc.
b) Rotação de culturas, proporcionando à terra descanso de um tipo de cultura, mas produzindo utro, o que geraria empregos e renda.
c) A importação possibilita a venda desses produtos em períodos de safra, pois o solo que repousa tem grande possibilidade de permanecer saudável por mais tempo, mantendo a produtividade e a lucratividade.
Página 45
1. a) Tanto a localização geográfica das terras tropicais do continente americano quanto seus recursos naturais foram interessantes para a exploração dos séculos passados. Nos dias atuais, um extenso território como o brasileiro desperta o interesse de empresas que desejam fazer parcerias com o país. Algumas dessas parcerias trazem mais benefícios ao Brasil; outras são mais vantajosas às empresas parceiras, dependendo de como são realizados esses acordos. Caso os interesses internos do país não sejam, protegidos, podemos estar vulneráveis à chamada "colonização do século XXI".
b) Atualmente, existe no Brasil um grande número de empresas estrangeiras cuja maior parte do lucro volta para os países-sede. Entretanto, pensando no desenvolvimento interno, seria interessante que o Brasil investisse mais em tecnologia, educação e ciência, a fim de promover a formação de empresas nacionais, gerando uma riqueza que circulasse no próprio pais. O fortalecimento da economia interna nos permitiria concorrer de maneira menos desigual com as empresas estrangeiras.
2. a) Queda de aproximadamente 70% nas colheitas; ressecamento do leito dos rios; aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar; deslocamento da população mais afetada pela fome.
b) Quadro de pobreza e vulnerabilidade do país.
c) O conhecimento das dinâmicas climáticas locais pode ser útil no planejamento sociopolítico do território; entretanto, para solucionar ou amenizar os problemas decorrentes de anomalias atmosféricas, é necessário também elevados investimentos em tecnologia de produção e reservas financeiras para situações de crise.
3. Charlie
MARATONA DE GEOGRAFIA
Página 61
15. 1 + 2 + 8 = 11
16. 2 + 8 = 10
17. Delta
18. Eco
19. Charlie
20. Charlie
21. Bravo
22. Alfa
23. Charlie
24. Eco
25. Bravo
26. Charlie
27. Alfa
28. Eco
29. Bravo
30. Alfa
31. Charlie
32. Bravo
33. Charlie
34. Bravo
Nenhum comentário:
Postar um comentário