Página 4
a) O Rei de Judá usou a Geografia da região de Jerusalém para negar um recurso estratégico aos seus adversários que pretendiam invadir a cidade. Isso ocorreu entre 705 e 681 a. C.
b) I. Guerra do Golfo - O Iraque tentou tomar para si o território do Kwait, aliado dos Estados Unidos no Oriente Médio e que exportava muito petróleo para o Tio Sam. Os EUA, então, usaram todo o poder de suas forças armadas para libertar o Kwait.
II - Conflito comercial entre EUA e China - Existem empresas de ambos os países que se tornaram concorrentes. Ambos os governos tentam favorecer e ajudar as empresas de seus países porque elas geram emprego e pagam impostos.
III - Conflitos por domínio de território do narcotráfico - normalmente, bairros mais afastados dos centros urbanos têm uma falta de serviços prestados pelo Estado, principalmente ligados à segurança. Uma organização do narcotráfico passa a "resolver" os problemas de segurança do lugar e dominar o território. Quando outra organização acha aquele território interessante e tenta dominá-lo, ocorrem conflitos.
Página 7
1. Charlie
2. Alfa
3. Alfa
4. Delta
5. Alfa
6. Delta
Página 9
Ambas são paisagens. São conjuntos visuais mais ou menos homogêneos. O Lixão faz parte da paisagem urbana de países menos desenvolvidos e a cidade de Manaus é uma paisagem cultural completa.
Página 10
a) Céu, montanhas, floresta ao fundo, pasto mais próximo da câmera.
b) Não (ou natural somente na parte da floresta). O pasto foi plantado por seres humanos.
c) Sim, não haveria pasto e a paisagem estaria coberta por floresta.
d) Aqui o aluno precisa solidificar a ideia de que paisagem é tudo aquilo que é capturado pelos sentidos e, muitas vezes, traz um acúmulo de tempos. Já o espaço, quando o autor diz "mais a vida que as anima" faz referência aos fluxos e aos processos.
Página 12
1. Lugar é qualquer espaço que traga com ele sentimentos, que podem ser bons ou ruins. Muitos alunos falam dos quartos, das casas onde residem, pelo sentimento de segurança, privacidade; outros trazem espaços de lazer e consumo, fazendo alusão a momentos de descontração.
2. a) O senso de pertencimento, as histórias vivenciadas ali, o conhecimento dos comerciantes e moradores locais etc.
b) Valorização imobiliária, proximidade da oferta de novos produtos e serviços, geração de empregos etc.
c) Depende. Quanto mais informações tivermos, melhor conseguiremos avaliar o caso. Existem situações em que as vantagens econômicas são mais importantes, outras em que a preservação da memória do lugar, um patrimônio, por exemplo, é prioridade.
Página 14
a) Os bascos são um povo cuja maioria reside na Espanha e um pouco na França, mas eles não se consideram pertencentes nem população de nenhum desses países por possuírem traços próprios, idioma próprio, identidade e cultura próprios.
b) Existem os catalães e os curdos, por exemplo. Os curdos vivem espalhados em Síria, Turquia, Irã e Armênia. Nunca tiveram um território político reconhecido, mas apresentam identidade cultural diferente dos demais povos que encontramos nessa região.
Página 15
a) Se considerarmos a região como sendo um conjunto de municípios no interior do estado de São Paulo, uma região industrial. Se considerar o Sudeste, a região que primeiro experimentou a industrialização no Brasil.
b) Apesar da região ser industrial, o agronegócio, principalmente de cana-de-açúcar ainda é muito forte na economia.
2. Delta
Página 16
a) A av. Paulista do início do século XX era bastante arborizada e ocupada por casarões, mansões. Já no início do séc. XXI, ela é cercada por diversos edifícios.
b) Ocorreu uma mudança na paisagem de maneira que a maioria dos casarões desapareceu. A av. Paulista é o lugar de passeio de muitos paulistanos e turistas e faz parte da região central, comercial da capital paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário