O "Nada Hermético" é um blog criado para que eu possa me comunicar com meus estudantes fora da sala de aula. Aqui serão postadas resoluções de exercícios, gabaritos, resumões, vídeos, enfim, tudo que dê pra aproveitar da matéria e não dê tempo pra fazer em sala! =]
Esse nome foi escolhido porque ser "hermético" é ser enigmático, de difícil acesso ou compreensão. Aqui, nada será assim.
Todos os slides
Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.
Vegetações e Climas das Regiões Sudeste e Nordeste (7º EF CJ)
Acabei descobrindo que muitos dos meus alunos andam com uma certa dificuldade em realizar tarefas com o computador. Então vão acontecer uma série de trabalhos aonde visaremos o uso desta ferramenta tão importante nos dias de hoje. Vamos pesquisar, formatar imagens, textos e outros elementos visuais para fazer "resumos" dos conteúdos trabalhados. O resultado final será mais ou menos assim:
Se eu não postei alguma correção, por favor, avisem! Corrigirei esse problema o mais rápido possível.
Vocês podem fazer isso via comentários (aqui em baixo) ou pelo E-mail: tavcampos@gmail.com
Além disso, os textos que eu fiquei de postar pra vocês terem uma ideia de como ia ficar (os trabalhos que eu pedi) não vão ser publicados tão cedo. Para compensar isso, eu conversei com todas as salas sobre eles, o que poderia ter aparecido, problemas na hora de escrever, etc. Enfim, a temporada de provas mensais está comendo bastante meu tempo fora de sala de aula.
ANTES DE TUDO:
Gente, eu vou publicar tudo que me postarem neste post aqui! Então é só atualizar que os resumos e as questões que vocês inventaram aparecerão em algum momento.
Isso só vai acontecer, claro, se vocês me enviarem as produções. =P
Olá, pessoas!
Esse é o primeiro post pra falar um pouco de África um pouco fora do contexto e do roteiro definido em sala de aula. E, aproveitando que dá pra usar esse espaço pra fazer qualquer coisa, segue aqui um roteiro de filmes que tratam do assunto:
Vamos começar pela África do Sul, a exceção. Esse país é um dos mais, senão o mais, rico da África. No entanto, durante o Apartheid, conjunto de leis que segregaram os negros e os brancos dando uma série de vantagens legais para esses últimos, ocorreu muita luta por igualdade social.
Mandela (lançado em 2013)
Este filme vai retratar, de forma romantizada, a luta de Nelson Mandela contra o Apartheid.
Invictus (lançado em 2009)
Já Invictus vai relatar a tentativa de superar as diferenças criadas entre negros e brancos na África do Sul pelo Apartheid. Mandela, já presidente, tenta unir a população através do esporte.
Hotel Huanda (lançado em 2004)
Antes de ver este filme, esteja avisado que ele contém cenas fortes e não é recomendado para qualquer um. Converse com seus país antes de assisti-lo e confie no julgamento deles caso eles achem que não é adequado que você veja esta produção.
Ruanda é um país que possuía, basicamente, 2 etnias: os hutus e os tutsis. O país esteve sob domínio europeu por bastante tempo e, durante esse período, os tutsis eram mais bem tratados que os hutus. Com a saída dos colonizadores, o país experimentou uma briga pelo poder e, quando foi assinado um tratado de paz pelo presidente, os hutus o mataram num atentado e tomaram o poder, iniciando o genocídio dos tutsis que ali residiam. Este filme retrata esse acontecimento.
Camisetas viajando
Este filme completo está disponível no YouTube e pode ser assistido só clicando na caixinha de vídeo aí em baixo.
Este documentário vai mostrar como a indústria têxtil de parte da África foi sufocada até a morte pela chegada de roupas de segunda mão (usadas ou com defeito) enviadas da Europa e dos Estados Unidos. É bastante interessante para entender como o setor secundário de diversos países não consegue se desenvolver devido a grande oferta e pequenos preços de produtos que vêm de fora.
E, encerrando,
Good copy bad copy (Cópia boa e cópia má; lançado em 2007)
Mais uma vez, este documentário todo está disponível no YouTube e pode ser assistido pela janelinha de vídeo aí em baixo.
Este documentário tem como foco a ideia de que, muitas vezes, os direitos autorais impediriam a livre expressão da criatividade, mas não será este ponto a ser observado caso você assista o vídeo pensando em entender um pouco mais da África.
Aos 25 minutos e 5 segundos de documentário, a indústria de cinemas nigeriana é apresentada e caracterizada. Vale a pena dar uma conferida.
É isso aí, pessoal. Já são 5 filmes para entender um pouco melhor a África. Bons estudos!
Pessoas, me desculpem o atraso em publicar meu texto sobre o Uber.
A excursão para Bovespa da qual participei tomou toda a minha quarta-feira, por isso não deu tempo de fazer muita coisa em casa.
Já comecei a corrigir os trabalhos e espero estar com eles corrigidos pra passar pra vocês logo no início da semana.
Em sala de aula estudamos as pirâmides etárias e aprendemos a calcular taxas de natalidade e mortalidade, que curiosamente medem o que acontece com um certo número de habitantes em cada 1000 deles. Bom, agora vamos colocar a mão na massa: está na hora de vocês colocarem a mão na massa!
Vocês vão entrar no site Population Pyramids e procurar por pirâmides etárias de países com três perfis: jovem, idoso e em fase de transição. Depois disso, utilizem outros meios de pesquisa para saber a taxa de mortalidade, de natalidade e crescimento vegetativo deles.
Exigências - este trabalho deve:
- ser feito à mão;
- ser escrito com as suas palavras, ou seja, não copiem dos amiguinhos nem da internet; e
- conter no MÁXIMO 4 páginas.
Agora vamos ao tema - Os movimentos xenofóbicos na Europa
Passos interessantes para elaborar este trabalho:
- elaborar um pequeno histórico sobre os movimentos em questão;
- descrever como tem sido a atuação deles ao longo dos anos (este ítem pode estar escrito em conjunto com o anterior);
- descrever um episódio atual com o envolvimento dos xenófobos (se você encontrou o nome de algum destes grupos, basta pesquisar por ele).
No dia 29 de agosto, após as duas turmas terem entregue o trabalho, postarei um texto com o tema feito por mim.
Galera, eu estou meio atolado aqui, então preciso da ajuda de vocês. Se eu ficar devendo algum gabarito ou texto ou qualquer outra coisa, me avisem por comentário aqui no blog ou por E-mail: tavcampos@gmail.com
Datas de entrega:
- 3º ano CAP: 17/08
- 2º e 3º ano CJ: 18/08
Exigências - este trabalho deve:
- ser feito à mão;
- ser escrito com as suas palavras, ou seja, não copiem dos amiguinhos nem da internet; e
- conter no MÁXIMO 4 páginas.
Vamos ao tema: Conflito entre taxistas e motoristas do UBER
O UBER é um aplicativo de celular que vem causando polêmica nas grandes cidades do Brasil. Seu objetivo é colocar em contato pessoas que querem ir de um lugar até outro com motoristas que estão dispostos a fazer o percurso por algum dinheiro. Depois dessa descrição, não é de se espantar que os taxistas não gostaram nem um pouco disso e já até disseram que se o aplicativo continuar a atender seus fregueses, pode haver mortes.
Este trabalho consiste em 2 partes: (1) explicar por que o conflito descrito está acontecendo, o que alega cada uma das partes e entender as relações de trabalho em ambos os casos. Dicas valiosas para entender isso estão no dinheiro, assim, de onde vem e para onde vai o dinheiro para taxistas e motoristas do UBER, e no conceito de reserva de mercado; e (2) expor seu ponto de vista em relação à situação com base em tudo que foi pesquisado.
No dia 19 de agosto, após as duas turmas terem entregado este trabalho, eu postarei aqui um texto a respeito feito por mim.