Esse é o primeiro post pra falar um pouco de África um pouco fora do contexto e do roteiro definido em sala de aula. E, aproveitando que dá pra usar esse espaço pra fazer qualquer coisa, segue aqui um roteiro de filmes que tratam do assunto:
Vamos começar pela África do Sul, a exceção. Esse país é um dos mais, senão o mais, rico da África. No entanto, durante o Apartheid, conjunto de leis que segregaram os negros e os brancos dando uma série de vantagens legais para esses últimos, ocorreu muita luta por igualdade social.
Mandela (lançado em 2013)
Este filme vai retratar, de forma romantizada, a luta de Nelson Mandela contra o Apartheid.
Invictus (lançado em 2009)
Já Invictus vai relatar a tentativa de superar as diferenças criadas entre negros e brancos na África do Sul pelo Apartheid. Mandela, já presidente, tenta unir a população através do esporte.
Hotel Huanda (lançado em 2004)
Antes de ver este filme, esteja avisado que ele contém cenas fortes e não é recomendado para qualquer um. Converse com seus país antes de assisti-lo e confie no julgamento deles caso eles achem que não é adequado que você veja esta produção.Ruanda é um país que possuía, basicamente, 2 etnias: os hutus e os tutsis. O país esteve sob domínio europeu por bastante tempo e, durante esse período, os tutsis eram mais bem tratados que os hutus. Com a saída dos colonizadores, o país experimentou uma briga pelo poder e, quando foi assinado um tratado de paz pelo presidente, os hutus o mataram num atentado e tomaram o poder, iniciando o genocídio dos tutsis que ali residiam. Este filme retrata esse acontecimento.
Camisetas viajando
Este filme completo está disponível no YouTube e pode ser assistido só clicando na caixinha de vídeo aí em baixo.Este documentário vai mostrar como a indústria têxtil de parte da África foi sufocada até a morte pela chegada de roupas de segunda mão (usadas ou com defeito) enviadas da Europa e dos Estados Unidos. É bastante interessante para entender como o setor secundário de diversos países não consegue se desenvolver devido a grande oferta e pequenos preços de produtos que vêm de fora.
E, encerrando,
Good copy bad copy (Cópia boa e cópia má; lançado em 2007)
Mais uma vez, este documentário todo está disponível no YouTube e pode ser assistido pela janelinha de vídeo aí em baixo.Este documentário tem como foco a ideia de que, muitas vezes, os direitos autorais impediriam a livre expressão da criatividade, mas não será este ponto a ser observado caso você assista o vídeo pensando em entender um pouco mais da África.
Aos 25 minutos e 5 segundos de documentário, a indústria de cinemas nigeriana é apresentada e caracterizada. Vale a pena dar uma conferida.
É isso aí, pessoal. Já são 5 filmes para entender um pouco melhor a África. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário