Agora é sua vez
1. O geógrafo Milton Santos, quando incluiu o campo no "mundo artificial", referiu-se à agroindústria. São as grandes empresas multinacionais que controlam a maior parte da produtividade gerada pela agroindústria: equipamentos, insumos, processamento de alimentos, entre outros gêneros comercializados em escala mundial que estão interligados no sistema mundo.
2. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".
Erosão é a ação de processos superficiais, (tal como a ação do fluxo de água ou vento) que remove solo, rochas, ou material dissolvido de um local na crosta da Terra, que então o transporta para outro local. A erosão pode ter como consequência: os arrastamentos e deslizamentos de terra podem encobrir porções de terrenos férteis e sepultá-los com materiais áridos; morte da fauna e flora do fundo dos rios e lagos por soterramento; turbidez nas águas, dificultando a ação da luz solar na realização da fotossíntese por organismos aquáticos, como algas, importantes para a purificação e oxigenação das águas; transporte de partículas de inseticidas e adubos até os corpos d'água que podem causar, com isso, desequilíbrio na fauna e flora nesses corpos de água; e assoreamento: que preenche o volume original dos rios e lagos com sedimentos excessivos e como consequência, com a chegada de grandes volumes pluviométricos, esses corpos d’água extravasam, causando enchentes nos arredores de rios e lagos.
3. O solo é um organismo vivo, e deve ser tratado com o máximo de cuidado possível para manter toda a vida nele existente;
Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade;
Controle de insetos e doenças com medidas preventivas e produtos naturais;
O mato (ervas daninhas) faz parte do sistema. Deve ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos.
4. a) São trabalhadores que vendem sua força de trabalho por uma remuneração em dinheiro. Diferenciam-se pela forma de pagamento (diaristas, mensalistas, tarefeiros) e pelo tempo de contrato (permanente ou temporários).
b) São trabalhadores que pagam o uso da terra com parte da produção obtida.
c) São trabalhadores que pagam pelo aluguel de propriedades agrícolas.
5. Erosão laminar: quando a água corre uniformemente pela superfície como um todo, transportando as partículas sem formar canais definidos. Apesar de ser uma forma mais amena de erosão, é responsável por grande prejuízo às terras agrícolas e por fornecer grande quantidade de sedimento que vai assorear rios, lagos e represas.
6. a) Três abacaxis não definem um sistema de plantação.
b) Agricultura de jardinagem: requer numerosa mão de obra; prática comum em países do sul e sudeste asiáticos; e produção destinada ao mercado interno.
7. Elevado poder de modernização; atuação internacional.
8. Agronegócio é a junção de inúmeras atividades que envolvem de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Envolve os insumos, produção e distribuição.
9. Disponibilidade de créditos e subsídios para a produção em grande escala; modernização de equipamentos e técnicas para a produção de alimentos.
10. incentivo à monocultura no caso do comércio agrícola; competição desigual com os pequenos produtores que, muitas vezes, desistem de suas terras e migram para a cidade.
11. Resposta pessoal.
12. Um dos argumentos contra a transgenia se refere a falta de conclusões claras a respeitos dos possíveis problemas para a saúde humana. Os favoráveis defendem o aumento na produção agrícola e consequente redução da fome mundial.
13. Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em atear fogo na mata (queimada), para então seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios. Os indígenas utilizam-na amplamente.
A agricultura empresarial nada mais é aquela feita de forma profissional, como se fosse uma empresa. Nela, o agricultor age como um empresário obtendo o controle de tudo,tendo também nessas áreas uma tecnologia de ponta.
14. Intensificou a degradação dos recursos hídricos por assoreamento e contaminação química;
Provocou a degradação de áreas de florestas nativas para favorecer a monocultura;
Aumentou a concentração fundiária. No Brasil desencadeou o avanço das fronteiras agrícolas;
Formou um elevado contingente de trabalhadores volantes, "boias frias";
Produziu a dependência dos produtores do comércio monopolizado de sementes melhoradas.
15. Alfa.
De olho no vestibular
1. Charlie
2. 31 = 1 + 2 + 4 + 8 + 16
3. Alfa
4. Charlie
5. Eco
6. Charlie
7. Bravo
8. Bravo
9. Charlie
10. Charlie
11. Alfa
12. Charlie
Nenhum comentário:
Postar um comentário