Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

1º EM CAP - Correção - Indústria

Agora é sua vez
1. a) Durante o período da indústria clássica ou Primeira Revolução Industrial, as fábricas instalavam-se próximas às fontes de matéria-prima e carvão mineral. O transporte por longas distâncias, ainda muito limitado, representava alto custo na produção. Atualmente os fatores de localização priorizam: disponibilidade de mão de obra barata; vias de transporte eficientes para circulação dos produtos; e mercado consumidor.

b) Resposta pessoal.

2. a) Operários trabalham no ritmo de uma esteira, exercem repetidamente a mesma função e são supervisionados por outro operário.

b) O toyotismo substituiu: grande parte da produção manual pela automatização; os grandes estoque pelo modelo just-in-time; a atividade repetitiva pela flexibilização de mão de obra; a produção em massa pelo controle de qualidade; o trabalho individualizado pelo em equipe; e o controle de todas as etapas produtivas pela subcontratação e pela gestão participativa.

3. A Inglaterra tinha grande poder econômico resultante da exploração dos países colonizados. Passava por uma transição intelectual que questionava o poder político da igreja. O controle colonial também garantia o suprimento de matéria-prima, mão de obra e mercado consumidor. A Inglaterra apresentava as condições ideais par ao desenvolvimento do capitalismo industrial.

4. A primeira Revolução industrial foi caracterizada pelo uso do carvão mineral como fonte de energia e o desenvolvimento do motor a vapor, tendo a Inglaterra como líder mundial. Já na segunda Revolução Industrial, o motor à combustão a combustão movido por derivados de petróleo caracterizou o momento, que teve nos Estados Unidos o líder mundial.

5. Resposta pessoal.

6. Atualmente, ocorre uma reorganização produtiva nos território industriais. Os fatores que interferem nessa mudança de localização industrial são: custo de mão de obra; nível dos sindicatos locais; incentivos fiscais fornecidos pelo governo; rede de transportes para o escoamento da produção; novos mercados consumidores.

7. a) Urbanização acelerada, especialmente nos centros industriais; alterações consideráveis no modo de produção em todos os setores.
b) A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da tecnologia eletrônica mecânica e analógica para a eletrônica digital, iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com expansão do uso de computadores digitais e a constituição de arquivos digitais, processo que segue até os dias atuais. Entre suas características, destacam-se: mudança na Divisão Internacional do Trabalho (DIT); necessidade de maior número de mão de obra especializada; automatização das linhas de produção; e internacionalização da produção capitalista.

8. a) Os bens de consumo duráveis são aqueles que podem ser usados várias vezes e durante longos períodos de tempo, como um carro, uma geladeira ou uma máquina de lavar. Devido às constantes inovações, os consumidores são estimulados a descartar estes produtos cada vez mais rapidamente para adquirir modelos mais recentes.

b) Embora o descarte de bens de consumo duráveis em menor tempo seja positivo para a economia mundial, essa situação representa maior consumo de matérias-primas e energia para a produção de bens. Além do acúmulo de resíduos poluentes decorrentes da decomposição destes.

9. Os sindicatos trabalhistas atuam como organizações coletivas para resolver ou amenizar conflitos trabalhistas entre patrões e empregados. Desde a Revolução Industrial, os sindicatos conquistaram importantes direitos para a classe trabalhadora: redução gradativa da jornada de trabalho; instituição das leis trabalhistas; e direito a manifestações.

10. a) A indústria de alto padrão científico e tecnológico: espacial, microinformática, microeletrônica, robótica e de biotecnologia.

b) A proximidade geográfica com os centros universitários possibilitou a integração da pesquisa científica com a indústria de ponta. O conhecimento altamente especializado passou a ser um fator de localização para a indústria dos EUA.

De olho no vestibular

1. Charlie

2. 14 = 2 + 4 + 18

3. Bravo

4. 6 = 4 + 2

5. Charlie

6. Charlie

7. Bravo

8. Eco

9. Alfa

10. Bravo

11. Eco

12. Eco

13. Charlie

14. Delta

15. Charlie

16. Charlie

17. Delta

18. Alfa

Nenhum comentário:

Postar um comentário