CORREÇÃO – 3º EM CJ - Un. 2 – 3º bim - Espaço econômico brasileiro
1. O lento crescimento da economia brasileira. O Brasil não tem aproveitado adequadamente as oportunidades geradas pela globalização econômica – a indústria nacional, por exemplo, é dependendo de tecnologia produzida no exterior. Ao contrário da Ásia que tem tomado para si a tecnologia desenvolvida por outros países e criado suas próprias marcas.
2. Países emergentes são aqueles que não são subdesenvolvidos, mas também não são desenvolvidos. Possuímos indústrias, mas elas não desenvolvem tecnologia de ponta e a qualidade de vida não é tão boa quanto a dos países mais ricos.
3. Para os países de economia desenvolvida o papel do Brasil na economia internacional é o de fornecedor de comodities e matérias-primas, ou seja, de produtos com pouco ou nenhum valor agregado. Conseguimos oferecer produtos e serviços mais complexos e especializados na aviação com a Embraer e em transações com países menos desenvolvidos.
4. a) A China é o maior importador de produtos brasileiros, principalmente a soja (que é matéria-prima para ração animal para a criação de corte) e o ferro (principal matéria-prima da indústria)
b) Temos uma dependência muito grande de um único comprador, a China; e nossos produtos podem ser feitos em qualquer lugar do mundo. Caso ocorra uma crise política ou diplomática, nós não conseguiremos vender a mesma quantidade para outros lugares, mas a China conseguirá mobilizar outros parceiros comerciais para comprar o que fornecemos.
FAÇA EM CASA
1. Alfa
2. Delta
3. Delta
4. Charlie
Nenhum comentário:
Postar um comentário