CORREÇÃO - 3º EM CAP - Ap 3 - Mód 2 - Geografia rural: propriedade e trabalho
Página 18
1. Alfa
2. Delta
3. Bravo
4. Delta
Página 21
1. Eco
2. Delta
3. Eco
MARATONA DE EXERCÍCIOS
22. Charlie
23. Charlie
24. a) Normas e parâmetros para o registro de terras sob conessão e para aquisição de propriedades por meio da compra.
OU
Estabelece que as propriedades de terra deixam de ser exclusivas da monarquia e passam a ser propriedades privadas com valor de compra e venda.
b) Manutenção da concentração fundiária, porque os donos de terra poderiam cobrar valores que os camponeses, imigrantes e ex-escravos não poderiam pagar, mantendo essas pessoas efetivamente sem terra; e êxodo rural, já que, principalmente no caso dos ex-escravos, não havia possiblidade de contratação nas fazendas.
c) Uma propriedade familiar apresenta tamanho igual ou superior ao de um módulo rural e é usada para promover o sustento e progresso socioeconômico de uma família.
d) Propriedade familiar, minifúndio, latifúndio por dimensão e latifúndio por exploração.
e) (1) aumento da produção devido ao desenvolvimento e uso de maquinário agrícola, fertilizantes e agrotóxicos; (2) concentração das atividades de desenvolvimento de tecnologia nos países desenvolvidos; e (3) concentração da produção de produtos agrícolas em países subdesenvolvidos.
25. Delta
26. 1 = 1
27. Delta
28. Delta
29. Delta
30. Concentração fundiária: apesar do número de propriedades pequenas em desacordo com o código florestal ser muito maior, a área afetada é praticamente 10 vezes maior nas grandes propriedades, ou seja, as grandes propriedades possuem muito mais área que as pequenas.
A Mata Atlântica é o bioma com o mairo percentual de redução da área com vegetação e a Amazônia com o menor.
31. a) Crescimento da área de soja e milho, grãos estratégicos para a exportação. Aumento discreto do trigo. Redução da área plantada de alimentos básicos par ao brasileiro: caso do arroz e do feijão.
b) Há correlação entre os tipos de plantação e a estrutura fundiária brasileira sim: com a ampliação das áreas de latifúndio com a produção voltada à exportação, grãos que não estão na mesa do brasileiro são mais produzidos, enquanto o básico da mesa da população tem a produção diminuída e restrita às menores propriedades.
c) A expansão da fronteira agrícola vai desmatar o Cerrado e a Amazônia, enquanto o preço dos alimentos vai aumentar.
32. Alfa
33. Eco
34. Eco
35. Charlie
36. 4 + 16 + 32 = 52
37. Bravo
38. Charlie
39. Delta
40. a) Ao considerar a terra uma mercadoria, isto é, um bem que poderia ser comprado, garantiu-se sua continuidade nas mãos de quem já a possuía por concessão. Dessa, forma, a hereditariedade e os latifúndios foram mantidos. Isso impediu que escravizados libertos e imigrantes tivessem acesso à terra, garantindo mão de obra abundante e barata para as fazendas.
b) A impossibilidade de acesso à terra empurrou uma massa de pessoas que não tiveram acesso à educação, à formação e à dignidade para as cidades. Entre essas pessoas, a maioria, por falta de preparo ou por preconceito, não conseguiu emprego, formando-se um grande contingente de desempregados, desabrigados e vulneráveis às condições urbanas de pobreza e miséria, que depois também serviu de exército de reserva para a indústria.
41. Delta
42. Charlie
43. Alfa
44. Eco
Nenhum comentário:
Postar um comentário