Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

2º EM CAP - 3º bim - Mód 1 - Geografia dos Continentes

 2º EM CAP - 3º bim - Mód 1 - Geografia dos Continentes


Página 4


1. Delta


2. Bravo


Páginas 8 e 9


1. 1 + 2 + 4 + 8 = 15


2. Bravo


3. a) A estratégia de manter um inimigo por perto para conhecer seus métodos pode explicar tanto as ações da Otan quanto da Rússia.

b) O rompimento se deu por haber suspeitas de espionagem, prática comum na Guerra Fria. O atual cenário tem afastado Moscou de países ocidentais e ampliado as divergências.

c) Como exemplo desse tipo de aliança, é possível mencionar o caso da URSS, que, na Segunda Guerra, esteve inicialmente do lado dos Aliados e depois passou a fazer parte do lado oposto. Embora já existissem diferenças entre a União Soviética e os Estados Unidos antes da guerra, a necessidade de combater um inimigo maior (nazifascismo) fez com que esses países se unissem. No início dos anos 2000, como a Rússia ainda estava se reajustando economicamente, ampliar suas alianças era estrategicamente interessante.


4. Conquistando a Grécia e a Turquia, a URSS garantiria o acesso ao Mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico, uma vez que dominaria o trânsito do Mar Negro e do Mar Egeu, ampliando sua área de atuação e potencializando sua expansão no continente europeu. Por sua vez, impedindo que a URSS dominasse esses dois países, os Estados Unidos criariam uma barreira ao expansionismo soviético.


Página 14


AOGRA É SUA VEZ

Haveria uma grande perda de área de exploração econômica, reduzindo as possibilidades de cada um desses países e, talvez, aumentando sua dependẽncia comercial da China.



PESQUISE

1. O que provocou a onda de protestos em Hong Kong que culminou com a prisão de cidadãos, perseguições, controle da polícia e indignação internacional?

Os protestos em Hong Kong foram desencadeados, principalmente, por preocupações em relação à perda de autonomia e de liberdades prometidas no acordo de devolução de 1997, dentro do princípio “um país, dois sistemas”. Projetos de lei e medidas vistas como de maior controle por parte do governo central chinês geraram receio de restrições à democracia, aos direitos civis e à independência do sistema judiciário.


2. Em sua opinião, por que a China tem descumprido o acordo atualmente, 30 anos antes do prazo?

Uma possível explicação é que o governo chinês busca maior integração política e administrativa de Hong Kong ao restante do país, considerando estratégico reduzir diferenças de sistemas que possam ameaçar a unidade nacional. Além disso, fatores como estabilidade social, segurança nacional e controle político podem ter levado Pequim a adotar medidas vistas como um enfraquecimento da autonomia antes prevista.


3. Por que Taiwan é considerada a “província rebelde” da China e por que tem movimentado opiniões públicas e de Estados acerca do atual cenário na ilha?

Taiwan é considerada pela China como “província rebelde” porque, apesar de ter governo, economia e sistema político próprios desde 1949, Pequim mantém a posição de que a ilha faz parte de seu território. Esse status gera tensões internacionais porque Taiwan funciona, na prática, como um Estado independente, recebendo apoio informal de alguns países e mantendo relações comerciais e diplomáticas. A questão movimenta opiniões públicas e governos porque envolve temas como autodeterminação dos povos, equilíbrio geopolítico e interesses estratégicos no Indo-Pacífico.


MARATONA DE EXERCÍCIOS

1. Bravo


2. Eco


3. Delta


4. Alfa


5. Bravo


6. Bravo


7. Delta


8. Bravo


9. Eco


10. Charlie


11. Delta


12. Alfa


13. Delta


14. Charlie


15. Charlie


16. Eco


17. Charlie


18. Eco


19. 2 + 4 = 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário