Correção - 2º EM CJ - Un. 2 - A industrialização brasileira
FAÇA EM SALA
1. Sobretudo a partir do governo Vargas, o Estado brasileiro desenvolveu políticas industriais, favorecendo o crescimento do setor manufatureiro. De modo geral, as ações do Estado faziam parte de uma estratégia de produzir no país a maioria dos bens manufaturados que anteriormente eram importados dos países europeus e dos Estados Unidos.
2. Delta
3. Fortes investimentos estatais em obras de infraestrutura; expansão das empresas estatais e intensa atração de capitais internacionais produtivos.
4. Bravo
5. a) Ambas as empresas foram criadas no governo Vargas, dentro de um conjunto de políticas públicas que visavam estimular o crescimento industrial.
b) São assim consideradas, pois, o funcionamento dessas empresas movimenta distintos setores da economia. Elas funcionam como garantidoras do fornecimento de bens essenciais para diversos setores industriais, além de serem responsáveis por volumosas exportações, o que garante a entrada de expressivos volumes de moedas estrangeiras.
6. 2 + 4 + 8 + 16 = 30
7. Para a concentração industrial em São Paulo foram decisivos a melhor infraestrutura da região, como a maior oferta de energia e galpões industriais e a ampla oferta de mão de obra. Para a desconcentração, destacam-se: os incentivos fiscais das regiões menos industrializadas e o elevado custo de produção de São Paulo.
8. Delta
FAÇA EM CASA
1. Bravo
2. Charlie
3. Eco
4. Eco
5. Charlie
6. Alfa
7. Charlie
8. Bravo
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário