Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

domingo, 5 de maio de 2019

Correção - 3º EM CAP - Ap. 1 Mód. 4 - Brasil: Região Nordeste

Página 67
1. a) Zona da mata: maior densidade populacional, clima úmido.
Agreste: predominância de policultura, faixa de transição climática em que se localiza o Planalto da Borborema.
Sertão: pobreza e emigração causada pela seca, clima semi-árido.
Meio-norte: economia local baseada no extrativismo, paisagem dominada pela Mata dos Cocais.



b) Por questões históricas e climáticas, a maior densidade demográfica da Região Nordeste ocorre na faixa litorânea. Embora a seca seja um fator desfavorável ao desenvolvimento do Sertão, o problema é acentuado com a má administração pública de projetos sociais estruturais. O extrativismo vegetal na Mata dos Cocais é uma importante fonte de renda para as famílias locais, com destaque para o babaçu, que abastece principalmente a indústria de cosméticos.

2. Alfa.

3. João Pessoa: Tropical úmido ou litorâneo. As temperaturas são altas durante todo o ano. Apresenta verões úmidos e quentes. Os invernos têm chuvas irregulares concentradas.
Juazeiro: Tropical semi-árido. O índice pluviométrico é pequeno; as temperaturas são altas e as chuvas, mesmo que em uma quantidade não muito grande, se concentram sempre numa mesma época do ano.

4. V V V F V V

5. A estiagem prolongada faz secar os cursos d'água temporários. A população, dependente desses cursos, precisa buscar outras alternativas, nem sempre com resultados satisfatórios. mesmo o Rio São Francisco, com quase 100 afluentes perenes, tem sua vazão reduzida nosperíodos de estiagem. Esse período interfere, inclusive, no equilíbrio ambiental da bacia.

página 73

6. Após os primeiros contatos do colonizador português com a população indígena, foi criado um sistema de distribuição de terras para atrair maior contingente populacional (capitanias hereditárias).
O tráfico de escravos e a ocupação holandesa integram os eventos mais representativos desse povoamento regional.
O início do povoamento do Nordeste determinou  o modelo econômico agroexportador, que estava estruturado no cultivo da cana-de-açúcar, no solo fértil da Zona da Mata, sob o sistema plantation. A ocupação holandesa trouxe contribuições para a arquitetura, para as artes e para a estrutura urbana das cidades pernambucanas.

7. Resposta pessoal.

8. As principais vantagens do crescimento industrial nordestino recente estão associadas ao aumento de empregos e ao retorno de parte da população que havia se deslocado para outras regiões.
Entre aspectos negativos, destacam-se a urbanização desordenada e o impacto ambiental causado pela exploração de matéria-prima.

De olho no vestibular

1 Alfa

2. Delta

3. Alfa

4. Bravo

5. Eco

6. Eco

7. Bravo

8. Eco

9. Bravo

10. Bravo

11. a) O Meio-Norte se diferencia das demais regiões por suas características naturais de zona de transição entre o semi-árido e a Amazônia. As principais atividades são: o extrativismo vegetal na Mata dos Cocais; o agronegócio com a criação de gado e a produção de soja e arroz; a indústria de alumínio no Maranhão; o turismo litorâneo e cultural nos estados do Maranhão e Piauí.

b) Localizado no Porto de Itaqui (MA), o Complexo Industrial e Portuário de São Luís faz a integração dos minérios provenientes da Região Norte para o mercado externo.

12. 49 = 1+16+32

13. Alfa

14. Delta

15. 5 = 1+4

16. Delta

17. Bravo

18. Eco

19. Bravo

20. Eco

21. a) A água é o principal meio de chegada de sais ao solo e sua aplicação por meio da irrigação resulta na adição de sais que se acumulam após a evaporação.

b) A salinização é a concentração progressiva de sais causada pela evaporação da água do solo, que é maior que a infiltração deste líquido.

22. 11 = 1+2+8

23. Eco

24. Charlie

25. 17 = 16+1

26. Charlie

27. Charlie

Nenhum comentário:

Postar um comentário