Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

domingo, 2 de maio de 2021

Resumo feito em aula sobre os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Em primeiro lugar, morfoclimático faz referência ao relevo ('morphos', do grego, quer dizer forma, se referindo às formas da Terra), ao clima e a vegetação ('climático', mostrando o clima e a vegetação, que está adaptada ao clima do local). Existem outras características secundárias como solo, geologia, hidrografia, mas vamos focar nas três primeiras, principais na análise.

Quando falamos em domínio morfoclimático, nos referimos a uma área do Brasil que possuí uma certa homogeneidade em relação ao relevo, clima e vegetação.


DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO AMAZÔNICO
Relevo: Terras baixas (predomínio de planícies e depressões)
Clima: Equatorial (a temperatura varia pouco ao longo do ano; o período de chuvas se extende por 6 meses e, nos outros 6, ainda chove, só que menos)
Vegetação: Floresta Amazônica (possuí representantes de todos os estratos vegetativos, vegetais perenes, latifoliados)

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DA CAATINGA
Relevo: Depressão Sertaneja e do São Francisco
Clima: Semiárido ou semidesértico (compreende um período com poucoas chuvas durante 3 meses do ano e estiagem no restante)
Vegetação: Caatinga (vegetação savânica adaptada a grandes períodos de estiagem; o estrato herbáceo ocupando quase todos os espaços com árvores de pequeno porte e arbustos bem espaçados entre si)

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DO CERRADO
Relevo: planaltos (terrenos mais altos onde predomina a erosão)
Clima: Tropical (tropical continental ou tropical típico; ocorrem chuvas durante as estações quentes, primavera e verão, no início e final do ano; com estiagem nas estações frias, outono e inverno, no meio do ano)
Vegetação: Cerrado (pertencente às vegetações do tipo savânico: estrato herbáceo preenchendo os espaços com árvores de pequeno porte e arbustos bem espalhados entre si; possuí solo ácido e vegetais com casca grossa, raízes profundas e galhos e troncos retorcidos)

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DOS MARES DE MORROS
Relevo: Serra do Mar (Planaltos)
Clima: Tropical litorâneo (clima quente com chuvas constantes devido a umidade vinda do Oceano Atlântico) e tropical de altitude (semelhante ao clima tropical - verões quentes e úmidos, invernos menos quentes e secos - porém com a temperatura um pouco mais baixa e um pouco mais de chuva).
Vegetação: Mata Atlântica (Floresta Tropical, ou seja, possuí todos os estrados vegetativos, com indivíduos perenes e latifoliados).

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DAS ARAUCÁRIAS
Relevo: Serra Gaúcha (planáltico; as maiores altitudes das regiões Sul e Sudeste do Brasil)
Clima: Subtropical (o clima mais frio do Brasil; chuvas bem distribuídas ao longo do ano, ou seja, chove mais ou menos a mesma coisa todo mês, por volta de 100 mm; invernos frios e verões amenos).
Vegetação: Mata dos pinhais ou mata das araucárias (presença dos pinheiros do Brasil).

DOMÍNIO MORFOCLIMÁTICO DAS ARAUCÁRIAS
Relevo: Planícies (Pampas Gaúchos) com a presença de colinas (coxilhas)
Clima: Subtropical (o clima mais frio do Brasil; chuvas bem distribuídas ao longo do ano, ou seja, chove mais ou menos a mesma coisa todo mês, por volta de 100 mm; invernos frios e verões amenos).
Vegetação: Campos (predomínio do estrato herbáceo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário