Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Correção - 2º EM CAP - Mód. 3 - apostila 4 - Blocos econômicos e comércio internacional

 Página 34

1. O Nafta é um Acordo ou Zona de Livre Comércio, que possuí somente a circulação de mercadorias sem taxação nas alfândegas. Devido às disparidades socioeconômicas do bloco, onde Canadá e EUA são muito mais desenvolvidos que o México, os dois primeiros não querem que a integração aumente dizendo que não querem receber mais imigrantes do país latino que buscam melhores condições de vida.


2. Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela; Nafta: México, EUA e Canadá. A principal diferença está na classificação de cada bloco: Nafta é uma Zona de Livre Comércio e o Mercosul, uma união aduaneira.


3. As dificuldades de integração estão relacionadas às sucessivas crises econômicas que se abatem sobre os países do bloco. Em 1999, os ajustes cambiais realizados na economia brasileira favoreceram a Argentina, que passou a ter superávits comerciais. Entretanto, hoje já existe um déficit para este país na ordem de 5,8 bilhões de dólares em relação ao Brasil. Empresários argentinos pressionam seu governo a tomar medidas protecionistas que, na atualidade, travam o comércio interior do bloco. Existe uma necessidade urgente de adequação às novas realidades, para que se possa avançar nas negociações e, assim, estabelecer, definitivamente uma união aduaneira.


Págins 37

4. a) Estados Unidos, China e Japão

b) Crescimento industrial do Japão; o avanço dos países emergentes; o impulso comercial estadunidense


5. Foi a criação da CECA que, mais tarde, deu origem à União Europeia, hoje o bloco econômico de maior expressão tanto monetária quanto em relação à sua integração.


6. Embora os países da SADC  componham uma região populosa, os conflitos se prolongam e impedem o desenvolvimento econômico e social necessários para dinamizar o comércio internacional.


7. O mercado interno nem sempre supera a concorrência dos produtos importados, que podem apresentar preços menores e/ou qualidade superior. A redução do consumo de produtos nacionais afeta diretamente o pequeno produtor que depende do comércio local e que não tem a possibilidade de concorrer com o sistema globalizado.


De olho no vestibular

1. Eco

2. Alfa

3. Charlie

4. Delta

5. Delta

6. 9 = 1 + 8

7. Alfa

8. Eco

9. Alfa

10. Delta

11. Delta

12. Delta

13. Delta

Nenhum comentário:

Postar um comentário