Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Correção - un. 2 - 1º bim. - 9º EF CJ

 

Correção da unidade 2 – 1º bimestre – 9º ano do Ens. Fundamental II

 


Página 35

 

FOCO NA...

 

1. O aquecimento global é causado pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera que estão alterando a dinâmica natural do efeito estufa terrestre e aquecendo acima do nível natural o planeta. Como consequências, as geleiras presentes nos continentes, como na Antártica, e em outras áreas continentais mais frias, como na Groenlândia e no alto das montanhas, estão derretendo e sua água doce é misturada à água salgada dos oceanos. Com o aumento da quantidade de água nos mares e nos oceanos, o nível do mar está subindo cerca de 3 milímetros por ano.

 

2. a) Possivelmente, os problemas são o desmatamento, poluição do ar e das águas, além do aumento da temperatura.

 

b) Resposta pessoal.

 

ATIVIDADES

 

1. a) Os países inovadores são desenvolvidos industrialmente e apresentam elevada qualidade de vida, como a educação avançada.

 

b) As novas tecnologias serão os novos produtos do futuro. Assim, o país que investir em novas tecnologias estará preparado para um novo mundo novo mais tecnológico e dominará o mercado desses produtos.

 

2. O poder industrial europeu foi construído desde as Grandes Navegações, com o acúmulo de capitais que foram empregados no desenvolvimento de indústrias que marcaram a passagem de uma sociedade rural para urbana. A partir do século XIX, as principais potências europeias dominaram política e economicamente grande parte da Ásia e África, implantando impérios e retirando a matéria-prima necessária para as indústrias. Países europeus, como Alemanha, Reino Unido e França, mantém investimentos em diversas partes do mundo e exportam produtos com maior capacidade tecnológica.

 

3. A Índia é primeiro país mais populoso do mundo e grande parte da sua população vive abaixo da linha da pobreza. Esse quadro econômico e social mostra um mercado consumidor com baixo poder aquisitivo que, como mercado interno, não indica grandes lucros para as empresas que lá se instalarem.

 

4. Desde a Guerra Fria, os países que ficaram sob a influência dos Estados Unidos na Ásia adotaram um modelo de desenvolvimento baseado nas exportações e na melhoria da educação e da inovação tecnológica. Desde então, esses países receberam elevados investimentos externos e estatais para a instalação de empresas aproveitando a mão de obra barata e com crescentes níveis de qualificação. O modelo baseado nas exportações possibilitou crescimentos econômicos contínuos e sólidos, levando a Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong a se transformar em potências exportadoras mundiais.

 

5. A queima de combustíveis fósseis libera para a atmosfera poluentes chamados gases do efeito estufa, como o gás carbônico, que aprisionam por mais tempo os raios solares e provocam o aquecimento da troposfera. Os combustíveis fósseis também liberam óxidos de enxofre e nitrogênio que, ao reagirem com o vapor d'água provocam chuvas com mais acidez.

 

6. Porque tanto o aquecimento global como a rarefação da camada de ozônio atingem o planeta em uma escala maior, provocando danos à sociedade e ao meio ambiente em nível global.

 

7. A poluição do ar provoca diversos problemas respiratórios nas pessoas, sobretudo em crianças e idosos. Em dias muito poluídos, os hospitais e os centros de saúde atendem pessoas com bronquite e com asma que são intensificados com a maior quantidade de gases expelidos pelos meios de transporte e pelas indústrias.

 

8. A inversão térmica é típica de locais com climas tropicais e subtropicais no outono quando, pela manhã, é formada uma camada de ar frio, e logo, a seguir, outra, de ar quente, impossibilitando o movimento ascendente do ar. Nessas manhãs, em cidades com maior poluição, os gases emitidos pelos meios de transporte e pelas indústrias fica retido junto à superfície, causando problemas de saúde na população.

 

9. As zonas mortas se formam pela deposição, junto à foz dos rios, de uma grande quantidade de esgoto urbano e de fertilizantes agrícolas, que alteram a constituição química da água, retirando o oxigênio e concentrando o nitrogênio. Nessas condições, a vida marinha fica comprometida, alterando as cadeias alimentares e comprometendo a pesca.

 

10. Os rios são escoadouros das chuvas e a intensidade de um ciclone pode comprometer a carga normal das águas que um rio pode transportar em seus leitos. Contudo, o desmatamento e a construção de cidades nas planícies de inundação podem aumentar a destruição e o número de vítimas fatais.

 

11. O meio ambiente tem um equilíbrio entre os elementos que o compõe. Vegetais, animais, solo, rios e ar se integram em cadeias alimentares únicas de cada lugar. A prática da agricultura e da pecuária, com a domesticação de plantas e animais, começou a quebrar o equilíbrio natural existente. Na medida em que as atividades agrícolas se expandiram, novos lugares foram desmatados para a produção de alimentos e para a criação de animais, degradando cada vez mais o meio ambiente.

 

12. O desmatamento em larga escala provoca, em nível global, a maior produção de gás carbônico e o aumento da temperatura. Grandes áreas que antes faziam a troca do gás carbônico por oxigênio não o fazem pelo corte de árvores e outras plantas. O corte das plantas e as queimadas liberam também o gás carbônico que é um dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

 

13. Deserto é um tipo de clima e de vegetação marcado pela pouca ou nenhuma umidade e pelas poucas espécies animais e vegetais. A desertificação é uma ampliação das áreas desérticas.

 

14. Quando a desertificação é provocada pelo desmatamento e pelo uso inadequado do solo, as condições para a reversão do processo dependem de ações que conjuguem o plantio de espécies endêmicas mais resistentes à seca e da recomposição natural da vegetação em um tempo maior sem a interferência antrópica. A reversão da desertificação sustentável precisa ser lenta e devem ser respeitadas as condições naturais dos lugares a serem reconstituídos. Um exemplo vem da China, perto do deserto de Gobi, onde estão empregando técnicas de colocação de palhas para diminuir a ação dos ventos secos e a manutenção de certa umidade para a recomposição da vegetação dos locais desertificados.

 

TAREFA

 

1. Charlie

 

2. A anamorfose mostra os países de acordo com a população. Nela é possível identificar os países com as maiores populações do mundo Índia e China, seguidas de Estados Unidos.

 

3. Depois da Segunda Guerra Mundial e da derrota japonesa, o país passou a investir em produtos com maior aporte tecnológico e manteve o crescimento econômico desde a década de 1980. Os principais setores industriais japoneses são o de tecnologia, o de máquinas e o automobilístico.

 

4. Alfa

 

5. Charlie

 

6. As áreas mundiais mais propícias para chuvas ácidas são os locais onde maior é a presença de indústrias: nordeste dos Estados Unidos, Europa ocidental e Leste da China.

 

7. Com a logística reversa, os resíduos sólidos devem retornar às empresas para que sejam reaproveitados em parte ou no todo. Com isso, produtos que se destinavam aos lixões e aos aterros sanitários retornam à cadeia produtiva e não poluem o ambiente.

 

8. Bravo

 

9. Bravo

 

10. A recuperação dos rios e dos lagos poluídos pode ser realizada com a implantação de saneamento básico, da educação ambiental e da política de resíduos sólidos. O saneamento básico visa a coleta e o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos jogados em toda a bacia dos rios e dos lagos que sofreram com a poluição. A educação ambiental visa a conscientização da população quanto à necessidade de se manter os rios e os lagos sem poluição e as formas de preservá-los limpos e com vida. A política de resíduos sólidos visa a responsabilização de empresas e de órgãos públicos para a destinação correta de plásticos, de papelões e de outros resíduos, que muitas vezes vão parar em lixões e em aterros sanitários.

 

11. Delta

 

12. a) São fatores que ampliaram a disponibilidade de alimentos nas décadas recentes, o uso de tecnologia e de técnicas agrícolas elevando consideravelmente e produtividade; o desenvolvimento da indústria de alimentos; o desenvolvimento da logística de transporte e de armazenamento; a incorporação de novas áreas agricultáveis produtivas; além da economia de mercado robustecida pela urbanização crescente do mundo (maior demanda exigindo maior oferta).

 

b) Considerando a sustentabilidade ambiental, são desafios: aumentar a produtividade agrícola, minimizando impactos negativos no meio ambiente; utilizar fontes de energia renováveis e menos poluentes; diminuir padrões de consumo para poupar recursos naturais; tornar equânime a distribuição de alimentos; aumentar a disponibilidade de terras agricultáveis sem prejudicar o meio ambiente; prover moradia e saneamento básico, minimizando impactos negativos no meio ambiente; diminuir desperdício de alimentos e de recursos naturais.

 

13. Charlie

 

14. Entre os fatores que provocaram a perda da biodiversidade de uma região, é possível citar a retirada de vegetação natural, a introdução de espécies exóticas em um bioma, a ampliação das fronteiras agrícolas, as mudanças climáticas, a destruição de espécies da flora e da fauna, a poluição e a contaminação dos biomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário