1. A atual divisão política da África está muito ligada à partilha do continente realizada pelos europeus durante a colonização, mas sua divisão étnica é mais complexa. Sendo assim, a divisão feita pelos colonizadores uniu, em um mesmo território, etnias diferentes e rivais, desencadeando conflitos.
2. Entre os principais ideais, destaca-se a luta contra a influência ocidental na África e pela implantação de leis radicais islâmicas.
3. A separação do Sudão do Sul foi motivada por questões étnicas e religiosas.
4. Foi uma onda de protestos que atingiu países árabes do norte da África e do Oriente Médio a partir de 2011. Ela foi realizada por pessoas que reivindicavam melhores condições de vida e eram contra os regimes ditatoriais em seus respectivos países.
5. No massacre de Sharpeville, ocorrido em Johannesburgo, pessoas foram mortas durante um processo contra o apartheid.
Tarefa
1. Resposta pessoal
2. a) Disputa por riquezas, território, divergências étnicas e religiosas.
b) Ele teve início quando moradores da região acusaram o governo de favorecer os grupos árabes.
c) O conflito entre muçulmanos e cristão na região da Nigéria.
3. A fome pode ser consequência dos conflitos, já que num país em guerra é difícil manter plantações e as remessas de recursos podem ser interceptadas por inimigos.
4. Os rebeldes sudaneses têm interesse nas reservas de petróleo do país.
5. Tunísia, Líbia e Egito.
6. O apartheid foi uma política de segregação racial implantanda na África do Sul em 1948 pela minoria branca, composta de descendentes de povos britânicos e africânderes. Nessa política, a maioria negra do país era discriminada e possuia menos direitos políticos que a minoria branca.
DESAFIO
1. Bravo
2. Eco
3. Delta
4. Delta
5. Eco
6. Bravo
7. a) Os protestos estão associados à insatisfação das populações com os sistemas ditariais e com os problemas de ordem econômica e social dos países.
b) A deposição de chefes de Estados ocorreu no Egito, Tunísia e Líbia.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir