Correção - 9º EF CJ - Un. 4 - Globalização
Página 422
1. Os termos globalização e mundialização são muitas vezes utilizados como sinônimo. Para alguns geógrafos têm significados diferentes: mundialização pode expressar a aproximação entre as sociedades. Já a mundialização é um termo mais atual, que passou a ser utilizado na década de 1980 e refere-se à integração e à independência entre as nações, nos âmbito cultural, econômico, político e social
2. A Terceira Revolução Industrial teve início após a II Guerra Mundial. Nesse período, o mundo passa por muitas transformações devido ao uso intenso de tecnologia, automatização, robotização, avanço dos sistemas de informação e a da ciência.
3. A charge representa, de forma humorística, o processo de uniformização cultural, através do qual os valores e comportamentos dos EUA se tornam os padrões mundiais, seja por via dos fast-foods, moda, música e entretenimento no geral.
4. A União Europeia encontra-se na etapa mais avançada de constituição de um bloco econômico, por apresentar uma moeda única, o Euro.
5. A globalização ocasiona desigualdade, exclusão social, degradação do meio ambiente, uso excessivo dos recursos naturais, etc.
6. O neoliberalismo é um conjunto de práticas econômicas e políticas que defente a menor participação do Estado na economia. Entre as principais práticas, podemos destacar o fim de proteção aos mercados, abertura ao capital internacional e a privatização de empresas nacionais.
7. Tal fato está relacionado à economia instável desses países, que pode gerar crises, falência de empresas e desemprego.
Tarefas
1. A crítica da charge é sobre a distância que a tecnologia pode criar entre as pessoas, mesmo elas estando fisicamente próximas.
2. As empresas são atraídas a abrir uma filial em outro país pela mão de obra barata, pelos baixos impostos, pelo mercado consumidor, etc.
3. a). Ocorre quando os países-membros do bloco eliminam ou diminuem as tarifas alfandegárias apra a circulação de mercadorias entre eles.
b) Estabelece uma padronização das tarifas para o comércio dos países-membros com outros países-membros com outros países que não fazem parte do bloco.
c) Ocorre a livre circulação de pessoas, serviços e capitais entre os países-membros do bloco.
d) É criada uma moeda única que substitui as moedas dos países-membros do bloco. Além disso, é criado um banco central.
4. Os mexicanos buscam melhores condições de vida nos EUA, como salários mais altos e melhor qualidade de vida.
5. a) V
b) V
c) V
d) V
e) V
f) V
g) V
h) V
i) V
DESAFIO
1. Bravo
2. A globalização é um processo de integrações cultural, social, econômica e política entre os países. Uma consequência política é a limitação do poder do Estado apenas à manutenção da estabilidade econômica e ao bem-estar da sua população. Para isso, muitos países subdesenvolvidos adoram políticas neoliberais, com a abertura ao capital internacional, privatização de empresas nacionais e fim da proteção aos mercados nacionais. Na parte econômica, podemos destacar a interdependência econômica entre as nações e, na parte social, a desigualdade.
3. Delta
4. O continente africano tem o menor número de países que possuem relevância econômica. Podemos notar que o setor terciário é o mais importante apra a composição do PIB dos países mais desenvolvidos, já que os setores primário e secundário são mecanizados, empregando pequena parcela da população.
5. a) O crescimento do comércio internacional ocorreu em virtude da melhoria dos sistemas de transporte e comunicação, que facilitou a troca de mercadorias e a instalação das transnacionais pelo mundo.
b) As principais rotas comérciais passam por regiões mais ricas, com grande poder de compra e produção industrial, como a Europa, América do Norte e Extremo Oriente da Ásia.
6. Eco
7. Essas fábricas globais mantêm a matriz de suas empresas nos países de origem e implantam filiais em diversos países em busca de matéria-prima, mercado consumidor, mão de obra barata e incentivos.
8. Bravo
9. Eco
10. a) O contêiner é um símbolo da mundialização, à medida que o seu grande uso mostra a intensificação das trocas comerciais internacionais.
b) As indústrias manufatureiras estão se transferindo para a China em busca de mão de obra barata, baixos impostos, amplo mercado consumidor, etc.
c) O consumo excessivo gera grande quantidade de materiais, lixo, que são, muitas vezes, vendidos e reaproveitados.
11. Delta
12. Alfa
Nenhum comentário:
Postar um comentário