Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

CORREÇÃO - 8º EF CJ - AP. 3 - UN. 4 - Economia e Geopolítica sul-americanas

Página 57 - Foco na responsabilidade


1. Assumiram abandonar episódios de violência, marcas do passado, entregaram as armas, e assumiram, perante a justiça, os crimes cometidos nos anos de guerra.


2. Todos os agentes envolvidos nas negociações e na assinatura do acordo final são responsáveis pelos eventos posteriores a ele. Assim, com a atividade, espera-se que os alunos entendam que tratados tão complexos dependem de diversos atores e circunstâncias.


Página 65 - Atividades


1. A economia da região é predominantemente agrícola e mineradora, voltada ao mercado externo, ou seja, economias primárias que se destacam pela produção de mercadorias de baixo valor agregado. Os principais produtos são de origem tropical, como madeira, coco, café, cacau e cana-de-açúcar, além de recursos minerais, como ouro, bauxita, diamante, petróleo e gás natural. 


2. Países como Peru e Chile se destacam positivamente pela menor concentração de terras, se comparados aos vizinhos de América Latina, e isso se deve às reformas agrárias que promoveram entre as décadas de 1960 e 1970, e possibilitaram melhor distribuição de terras para suas populações camponesas.


3. Muitos aposentados continuam trabalhando até por volta dos 80 anos, e são crescentes os casos de depressão e suicídio, já que a renda de grande parcela do s idosos não contempla nem os gastos básicos, quanto mais os de saúde, mais caros nessa fase etária.


4. Desde o governo Chávez, e no atual governo Maduro (seguidor do Chavismo), a Venezuela vem sofrendo com forte militarismo, censura e controle da imprensa, instabilidade política, concentração de poder e redução democrática; no âmbito econômico: forte dependência do setor petrolífero, baixo desenvolvimento industrial e agrícola, dependência de mercadorias importadas, desabastecimento e hiperinflação.


5. O Pampa é a mais importante região geoeconômica, com planícies, solos férteis, clima Temperado Úmido, vegetação herbácea (Pradarias), agricultura de trigo e soja, além dos principais centros industriais do país (Buenos Aires, Rosário

e Córdoba).


6. A elevada inflação e os índices de desemprego.


7. Os desafios dos governantes do Uruguai passam pelo aumento da criminalidade (mesmo muito menor que a brasileira, por exemplo), dos suicídios e da desigualdade, além das evidentes quedas na qualidade de vida dos idosos e das crianças.


8. Além da grande exportação de energia elétrica (a partir das hidrelétricas em parceria com Brasil e Argentina), que rende bilhões de dólares por ano ao país, a economia é baseada na agropecuária, de padrão exportador (soja e carne se destacam) e no setor de obras públicas de infraestrutura.


9. O acordo prevê, entre outras coisas, a maior liberalização nas relações e trocas comerciais entre os países-membros, a partir da redução ou eliminação de taxas de importação e exportação de diversos produtos entre os países-membros.


10. É um bloco econômico criado em 1969 por Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, por meio do Acordo de Cartagena. Entre os principais objetivos do bloco, podem ser destacados: aumentar a geração de empregos; ampliar as integrações econômica e política entre os membros; melhorar a condição de vida das populações; ampliar a atuação dos países-membros na economia internacional.


11. A organização foi criada para alcançar, nos Estados-membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência" (OEA).


12. Segundo a própria organização, “pluralismo em matéria política e econômica, convergência progressiva de ações parciais para a criação de um mercado comum latino-americano, flexibilidade, tratamentos diferenciais com base no nível de desenvolvimento dos países-membros e multiplicidade nas formas de concertação de instrumentos comerciais" (Aladi).


Página 66 - Tarefa


1. O Chile e a Venezuela são os países mais industrializados da região, com destaque para as indústrias têxteis, alimentícias, siderúrgicas, químicas e petroquímicas.


2. Delta


3. FARC significa Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Esse grupo surgiu no período da Guerra Fria, quando grande parte do continente americano estava sob o domínio dos Estados Unidos. Associado a isso, a Colômbia vivia um período marcado por problemas econômicos e sociais, deixando parte da população insatisfeita, o que deu força aos movimentos revolucionários.


4. Delta


5. V - V - V - F


6. Alfa


7. Ao mesmo tempo que ainda depende fortemente do setor agropecuário para compor o saldo positivo de sua balança comercial, exportando carnes, couro, lã e grãos, viu o setor informacional crescer em importância a partir dos anos 2010, aproveitando-se de sua população jovem e relativamente bem qualificada e falante de inglês.


8. Eco


9. É composto de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Entre os principais objetivos, podem ser destacados: livre circulação de serviços e bens e fatores produtivos; estabelecimento de uma política comercial comum; e adoção de uma tarifa externa comum com países não pertencentes ao grupo.


10. Bravo


11. A União das Nações Sul-Americanas tinha um papel importante na manutenção da democracia. Ela atuou na mediação de tensões em alguns países, como nos casos do Paraguai e da Venezuela, nos anos 2010. Ela se desfez nos últimos anos, e se encontra inoperante e sem liderança. Divergências políticas, ideológicas e econômicas, afastaram as lideranças sul-americanas.


12. Delta

Nenhum comentário:

Postar um comentário