Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

CORREÇÃO - 1º EM CJ - AP. 3 - UN. 2 - Ações antrópicas e mudanças climáticas

 CORREÇÃO - 1º EM CJ - AP. 3 - UN. 2 - Ações antrópicas e mudanças climáticas


Página 22 - Você é o protagonista


1. Espera-se respostas que indiquem ações como usar mais o transporte público e menos veículos particulares; reduzir o consumo de carne, o desperdício de alimentos e o consumismo; promover a reciclagem e a reutilização de materiais, entre outras.


2. Espera-se que sejam identificadas situações como: agricultores familiares que perderam a produção pela falta ou excesso de chuvas; pescadores artesanais que tiveram a atividade econômica afetada; pessoas desalojadas por chuvas torrenciais; dificuldade para a geração de energia e o abastecimento hídrico de grandes cidades. Essa é uma oportunidade também para a identificação de organizações internacionais, governamentais ou não, que auxiliam as pessoas atingidas por eventos extremos e, por isso, dependem de doações. Além das medidas imediatas, as soluções requerem ações amplas voltadas à sustentabilidade.


Página 26 - Faça em sala


1. a) No hemisfério norte, durante o inverno (janeiro), os Estados Unidos, o Canadá e a Europa ficam mais sujeitos à atuação das massas de ar polares. Durante o verão, o calor observado no continente europeu e no estado do Alasca (EUA) se deve à atuação das massas de ar quente de origem subtropical.


b) As mudanças em curso implicam a quebra de padrões e dinâmicas climáticas até então observados. Dessa forma, a ocorrência de eventos extremos se torna cada vez mais comum, incluindo reduções das temperaturas em algumas regiões.


2. Charlie


3. É um fenômeno natural que consiste na ação conjunta de diversos gases atmosféricos para retardar a perda de calor para o espaço. A intensificação do efeito estufa pela ação humana tem provocado o aumento das médias térmicas em diversas regiões do mundo e, de forma mais ampla, mudanças climáticas estruturais.


4. Delta


5. Na década de 1980, foram registrados os níveis mais altos de degradação dessa camada, que estava ficando cada vez mais delgada. O processo ficou conhecido como expansão do buraco na camada de ozônio. Nos últimos anos, a camada tem voltado a apresentar uma condição mais próxima de sua forma original, portanto está em regeneração.


6. Alfa


7. O fenômeno retratado é a ilha de calor, de causa antrópica, que implica o aumento das temperaturas nas regiões mais centrais das grandes cidades. Ela ocorre devido às modificações feitas nesses espaços urbanos, como a grande concentração de superfícies asfálticas e concretadas.


8. Charlie


Página 28 - Faça em casa


1. Eco


2. Eco


3. Alfa


4. Delta


5. Alfa


6. Bravo


7. Alfa


8. Bravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário