CORREÇÃO - 9º EF CJ - AP. 3 - UN. 3 - Economia europeia
Página 40 - atividades
1. A região onde foi construída a maioria dos canais é de relevo plano, planície, o que facilita e diminui o custo das construções de canais menos extensos e fáceis de serem conectados.
2. Os subsídios agrícolas são concessões dadas aos produtores para manutenção da população no campo e estrategicamente manter a produção agrícola de um país. Consiste em garantir mercado a preços menores e financiar as melhorias que o setor precisa para enfrentar concorrência externa. Contudo, os subsídios impedem a livre circulação de produtos agrícolas a preços de mercado e, com o excesso de produção nos países subsidiados, o mercado internacional acaba sendo abastecido com produtos abaixo do preço internacional, tomando o mercado de países que produzem sem a política de subsídio. Isso é prejudicial ao mercado e questionado em organismos, como a Organização Mundial do Comércio.
3. França, Espanha, Alemanha e Reino Unido, entre outros, fazem parte dos países que mais recebem turistas no mundo. Com infraestrutura e variadas atrações, a Europa tem o turismo como um setor importante para a economia.
4. A região norte ocidental europeia é a mais industrializada do continente e com maior capacidade para a exportação. Como a União Europeia é a segunda maior exportadora mundial, atrás apenas da China, os portos de Roterdã, Antuérpia e Hamburgo são os maiores em tonelagem do continente.
5. A região do rio Reno concentra indústrias e está localizado na região mais industrializada da Europa. Ao longo de seu curso, antigas reservas de carvão mineral e ferro foram essenciais para a instalação de siderúrgicas e metalúrgicas importantes para a formação industrial alemã. A atual industrialização no vale do Reno/Ruhr é mais diversificada e os rios são utilizados como meio de transporte para os produtos que são exportados nos portos da Holanda e Bélgica.
6. As universidades e empresas alemãs são destaque em diversos ramos. Para as universidades vão pessoas de todo o mundo para fazerem pesquisas, que seriam improváveis de serem feitas em seus países. Quando as pesquisas são concluídas, as empresas oferecem empregos para esses pesquisadores com salários bem mais elevados do que os pagos nos países menos desenvolvidos, como o Brasil.
7. A agropecuária francesa é moderna e aplica métodos de produção mais evoluídos, como maquinário, irrigação controlada e defensivos orgânicos. Seguem as normas sanitárias da União Europeia e usam técnicas de produção, agregando técnicas tradicionais e modernas. Os produtos são reconhecidos com selos de qualidade e de procedência que são marcas famosas no mundo.
8. A França exporta aviões, helicópteros e satélites militares.
9. Londres é um importante centro financeiro e econômico desde a expansão da Inglaterra como metrópole nos séculos XVII e XVIII. Essa posição de líder se fortaleceu ao longo da industrialização e da formação do império britânico nos séculos posteriores. Com a implantação da União Europeia, a importância da bolsa de valores londrina cai com a implantação da Euronext, em Amsterdã e em outras cidades europeias do bloco. Com o Brexit, houve uma debandada de algumas empresas para o continente devido ao aumento da burocracia e a incerteza de como serão as consequências da saída do Reino Unido do bloco europeu.
10. A Itália é um país dividido. O Norte é mais industrializado e desenvolvido. Os salários dos trabalhadores são maiores e a agricultura é moderna. O Sul é mais agrário e a expectativa de vida é inferior em relação ao Norte. Com a pandemia da covid-19, as condições sociais inferiores no Sul ficaram explícitas com mais números de mortes e internações.
11. A mudança brusca de uma economia planificada e centralizada para o capitalismo neoliberal provocou desemprego, fome e alta inflação na Rússia. A maior parte das empresas estatais foi privatizada, causando desemprego, diminuição da renda da população e aumento da fome. Áreas industriais foram desativadas ou transferidas para iniciativa privada, que dispensou trabalhadores e alterou a dinâmica produtiva que existia no período soviético.
12. A Rússia tem abundantes recursos naturais que foram essenciais para o desenvolvimento da União Soviética e que ainda mantêm a economia funcionando. Contudo, sem uma industrialização completa, o país ainda depende da exportação de petróleo e de gás natural para o seu desenvolvimento completo.
Página 43 - Tarefa
1. Alfa
2. Eco
3. Entre as características da União Europeia, está a livre circulação de produtos, pessoas e serviços. Para que essa livre circulação tenha o devido sucesso e não atrapalhe a logística de transporte entre os países membros, a União Europeia tem padrões de transporte que mantêm o funcionamento de todos os modais de transporte de uma mesma forma e regras definidas para todo o bloco.
4. No mundo globalizado, o acesso à internet é essencial para o desenvolvimento tecnológico e econômico. Interliga pessoas, empresas e centros de pesquisa que são importantes para a ciência e tecnologia. Com os dados de quase totalidade de acesso à internet no bloco europeu e em outros países do continente, a garantia desse desenvolvimento se mostra essencial para a manutenção da Europa como um dos centros tecnológicos mundiais.
5. Charlie
6. A indústria alemã se constituiu durante o século XIX e rapidamente se consolidou como uma das maiores da Europa. Apoiadas em recursos naturais e mão de obra abundante, as indústrias alemãs foram usadas no período militarizado do país que levou às grandes guerras mundiais do início do século XX. Com a derrota nas guerras, as grandes indústrias alemãs se voltaram para o ramo de produtos mais pacíficos com grande investimento em qualidade e tecnologia. Após 1950, essas empresas passaram a produzir também em outros países, como o Brasil.
7. Charlie
8. O imperialismo francês aconteceu nos séculos XIX e XX, período em que outras potências europeias buscavam recursos naturais, mercado consumidor e mão de obra mais barata para abastecer o mercado internacional. O desenvolvimento econômico vindo dessa dominação acumulou capitais e possibilitou que novas tecnologias fossem desenvolvidas nas indústrias. Essas tecnologias, aliadas ao acúmulo de capitais, e a manutenção da hegemonia dos países mais desenvolvidos sobre o restante do mundo fez com que a França mantivesse um alto nível de desenvolvimento econômico na atualidade.
9. Charlie
10. Bravo
11. As tecnologias atuais são avançadas e cada país tem uma especificidade no mercado internacional. Sistemas de defesa, aeronaves, armas e outros artefatos bélicos precisam de peças que são produzidas em alguns países com mais tradição em tecnologia. Assim, a Rússia precisa importar algumas peças tecnológicas que são produzidas em certos países, como da Europa e da Ásia.
12. O clima mediterrâneo é o mais indicado para a produção de uva e vinho. O inverno frio, o verão muito quente e o solo da região são importantes para a produção da uva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário