Todos os slides

Clicando AQUI você terá acesso a uma pasta do Dropbox com todos os meus slides.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Brincando no Word (7º ano)

Vegetações e Climas das Regiões Sudeste e Nordeste (7º EF CJ)


Acabei descobrindo que muitos dos meus alunos andam com uma certa dificuldade em realizar tarefas com o computador. Então vão acontecer uma série de trabalhos aonde visaremos o uso desta ferramenta tão importante nos dias de hoje. Vamos pesquisar, formatar imagens, textos e outros elementos visuais para fazer "resumos" dos conteúdos trabalhados. O resultado final será mais ou menos assim:




Os elementos principais serão: um mapa temático (no caso de vegetações ou climas) e quadros resumindo-os. Cada mapa terá que ser encontrado na internet (se não existir, eu faço pra vocês!) e o quadro vocês irão montar da seguinte maneira:


Agora vou em tópicos pra ficar mais fácil:
- o quadro resumo é uma caixa de texto;
- nele está uma tabela de duas linhas e uma única coluna;
- na parte de cima foi colocada uma imagem que descreve sobre o que estamos falando (no caso de clima, um climograma e, caso seja vegetação, uma foto);
- NÃO ESQUEÇAM DE FALAR DE ONDE ESTA IMAGEM FOI TIRADA; e
- na parte de baixo, um pequeno resumo.

Agora, para ajudar vocês, vamos fazer um dos mapas resumos juntos!


Vegetação do Sudeste


A primeira parte deste trabalho será vocês elaborarem um resumo visual de quais são e o que tem de especial em cada vegetação do Sudeste. Para isso vocês terão que procurar um mapa mostrando aonde encontramos cada tipo vegetacional. Vamos lá, pesquisem!

Eu fiquei um bom tempo pesquisando e não encontrei... =[
Mas encontrei um mapa do Brasil com cada vegetação do nosso país e, o mais importante, a divisão do território nacional em estados:

Fonte: http://tinyurl.com/opvj365

Fiz isso indo no site do Google (www.google.com) e digitando "mapa vegetação sudeste" na caixa de texto e apertando <ENTER>, como ilustrado abaixo:

O resultado disso, no entanto, não foi um monte de mapas pra eu ver com calma. Apareceram diversas páginas. Então, para facilitar minha vida, eu continuei minha busca no Google Imagens, que pode ser acessado clicando em qualquer um dos lugares circulados, como mostra a imagem abaixo:




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. thales poderia me passar o trabalho de usina hidreletrica que voce passou sexta
    esqueci onde anotei,obrigado

    ResponderExcluir
  3. É para falar dos impactos que uma hidrelétrica pode causar num lugar

    ResponderExcluir